Em sua décima edição em 2023, o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu foi sucesso de público e ficará marcado na memória de turistas e moradores. Além da extensa programação artística, prestigiada por milhares de pessoas, entre os dias 5 e 9 de julho, no centro histórico da cidade, o evento, realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura de Paracatu e Sebrae Minas, valorizou a gastronomia paracatuense e as tradições histórico-culturais da região.
Neste ano, o encontro foi patrocinado pela Kinross, via Lei de Incentivo à Cultura, e ainda contou com o patrocínio da Nexa e Sicoob Credigerais, a parceria cultural do Sesc e Senac e apoio de diversas empresas locais.
Emoldurado pela Praça e Largo do Rosário recém reformados, o evento foi marcado, também, pelo lançamento das marcas ‘Paracatu: para tudo que a gente ama’ e ‘Quitandas de Paracatu: um patrimônio, nossa preciosidade’, que propõem a valorização dos patrimônios material e imaterial do município. A apresentação das identidades visuais (logomarcas) foi realizada durante a inauguração da Casa Paracatu, um edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2017, que foi totalmente revitalizado.
O presidente da Adesp, Leonardo Barros, afirma que o Festival cumpriu o seu propósito de fomentar a cultura, arte e gastronomia, gerando emprego e renda para vários setores produtivos do município. “Estamos muito felizes pelo dever cumprido nestes dez anos do evento. Esta foi, sem dúvida, a maior edição da história do festival”, salienta.
A edição 2023 registrou recorde de empresas na etapa gastronômica. Ao todo, participaram 25 estabelecimentos entre restaurantes, bares, pizzarias e similares. Cerca de 8 mil pratos foram vendidos em junho, período em que ocorreu o concurso ‘Cozinha Mineira Paracatuense’. A ação com os empreendimentos de alimentação fora do lar contou com o apoio do programa Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas, além de parceria com o Senac que promoveu cursos para adultos e crianças durante o evento na praça.
A analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende afirma que o Festival segue crescendo e se aperfeiçoando. “Em 2023, conseguimos descentralizar a programação, com ações acontecendo em vários bairros”, destaca Segundo ela, o evento atraiu um número significativo de turistas, refletindo em 100% de ocupação da rede hoteleira do município.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo de Paracatu, Igor Diniz, o Festival foi uma das mais belas festas de todos os tempos já realizadas na cidade. “Conseguimos entregar todas as ações planejadas, e ficamos muito satisfeitos com o resultado de todos os envolvidos”, avalia.
Pão de queijo
Um momento marcante foi a celebração do Dia Municipal do Pão de Queijo, com a distribuição de 25 mil unidades da tradicional quitanda paracatuense. A ação do ‘Pãodequeijaço’ ocorreu em 5 de julho, reunindo cerca de 2 mil pessoas no Largo do Rosário. Participaram os seguintes empreendimentos: Pão de Queijo Mineirin, Pão de Queijo Delícias de Paracatu, Uai Sô Pão de Queijo, Biscoitos Tia Culina, Fábrica Império dos Salgados e Pão de Queijo, Buffet Sônia Festas e Quitandeiras e Café Catu.
A programação da 10ª edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu contou ainda com várias atrações artísticas, como a apresentação do concerto da Orquestra Ouro Preto junto com a dupla Anavitória e show do projeto Minas ao Luar, do Sesc em Minas, com Renato Teixeira. A grade incluiu o 18º Festival da Música Brasileira, com participações de compositores e intérpretes de todo.
Confira os vencedores do 18° Festival da Música Brasileira clicando aqui.
Confira os vencedores da Cozinha Mineira Paracatuense 2023 clicando aqui.