A cidade de Paracatu receberá a primeira edição do Fliparacatu – 1º Festival Literário de Paracatu em agosto, mas o lançamento do projeto já aconteceu. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (17), na Casa de Cultura, com a presença do escritor e apresentador Zeca Camargo, do curador do Festival, o escritor Tom Farias, do presidente do Fliparacatu, Afonso Borges, e do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
A primeira edição do Fliparacatu acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto (quarta a domingo), no centro histórico da cidade. Com o tema de “Arte, Literatura e Ancestralidade”, o evento terá como patrono o jornalista e escritor Paracatuense, Afonso Arinos.
Dentre os destaques, ainda estão a exposição inédita “Portinari Negro”, que exibirá 42 telas, sob a curadoria do filho do consagrado pintor, João Cândido Portinari.
Segundo Afonso Borges, organizador do festival e responsável pelos já consolidados Festivais Literários de Araxá (Fliaraxá) e de Itabira (Flitabira), a ideia é valorizar a história de Paracatu e garantir visibilidade das riquezas culturais da cidade. O festival também busca agregar atividades complementares para despertar novos olhares no público.
“Abrimos em Paracatu o primeiro festival internacional de literatura da cidade. Esta cidade que é tão importante no contexto nacional, uma cidade patrimônio cultural do Brasil. Teremos várias atrações, como exposições de artistas, todas elas vinculadas ao debate sobre a literatura em Minas Gerais e a literatura nacional, e com muitos convidados internacionais”, salienta Leônidas Oliveira.
Todas as atividades realizadas dentro da Fliparacatu serão gratuitas. Na programação estão lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas, inclusive com a presença de escritores e artistas locais, que serão divulgados em breve.