O CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social, começa mais um ano de atividades e deve beneficiar cerca de 1200 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de 22 escolas da rede pública de ensino de Paracatu. Ao todo, 54 turmas, entre urbanas e rurais, serão atendidas em 2024.
Promovido pela GUIASTUR, com patrocínio da Kinross, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o projeto, iniciado em janeiro com atividades internas, será realizado nas escolas entre maio e dezembro. A proposta é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de valorização do patrimônio histórico e cultural de Paracatu, por meio de ações formativas de educação patrimonial.
“O projeto vem auxiliando de maneira interdisciplinar o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo das crianças beneficiadas. Tenho certeza que, assim como nas edições anteriores, essa experiência ficará marcada na memória de todos os participantes”, destaca a coordenadora de projetos da Guiastur, Helen Ulhoa.
Organizado em três etapas, o CUTUCAR começa com uma roda de conversa “A Cidade que Temos”, com temática na educação patrimonial. Em seguida, os estudantes terão a oportunidade de conhecerem alguns atrativos turísticos, dentre eles, o Largo do Rosário, a Academia de Letras, a Casa Kinross e o Quilombo São Domingos. Por fim, os alunos participam de roda de conversa e do workshop “A Cidade que Queremos”, que propõe a produção de conteúdo a partir das experiências vivenciadas por eles.
O encerramento será feito por meio de uma exposição do material elaborado pelos alunos no workshop, em local público da cidade permanecendo aberta por 15 dias para visitação.
SERVIÇO:
Projeto CUTUCAR
Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social
Data: Maio a dezembro
Local: Escola municipais e estaduais de Paracatu
Mais informações:
Site: https://guiastur.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/guiasturparacatu