Quase duas dezenas de projetos farão parte da programação de Paracatu em 2024. Viabilizados pela Kinross, via leis de incentivo fiscal, os recursos garantem que entidades, associações e organizações não governamentais possam colocar em prática ações culturais, esportivos e sociais na cidade.
No total, estão garantidos R$ 12,8 milhões para as iniciativas, que têm impacto direto na educação, esporte, protagonismo jovem, turismo, geração de renda e garantia de direitos da infância e da pessoa idosa.
Mas qual a importância das leis de incentivo fiscal para a realização destes projetos? Estes instrumentos, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura e a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, entre outras, permitem que as empresas destinem parte do seu imposto devido para projetos culturais, esportivos e sociais. Com isso, as empresas podem direcionar os investimentos que vão beneficiar diretamente a população da sua região que, no caso da Kinross, é Paracatu.
Os projetos têm impacto importante para a economia local, gerando emprego e renda, movimentando o comércio, a gastronomia, a hotelaria, o turismo e outros serviços. E os benefícios dos projetos são muitos! O apoio a projetos culturais, por exemplo, contribui para o desenvolvimento e preservação da identidade cultural, além de terem um impacto significativo na educação e inclusão social.
“Investir em projetos é sobretudo investir na valorização da identidade de um povo, na educação e na formação do indivíduo. Mas vai além disso. É investir em projetos que empregam pessoas, geram renda e impulsionam a economia local”, afirma Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e de Reponsabilidade Social da Kinross.
“Temos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do município e com o bem-estar dos seus moradores. A realização de projetos via leis de incentivo é muito importante neste sentido e colabora para tornar realidade este nosso objetivo”, conclui Ana Cunha.
Anualmente, parte dos tributos da empresa são direcionados, por meio das leis de incentivo, para impulsionar iniciativas que beneficiem a população de Paracatu, ainda que a Kinross seja livre para destinar esses recursos a qualquer localidade do Brasil.
Os projetos desenvolvidos, além de beneficiarem diretamente a população, contribuem para promover o protagonismo e a autonomia das instituições locais, que podem captar os recursos para a implementação de seus projetos.
Confira abaixo a lista de iniciativas em Cultura e Esporte que vão acontecer em Paracatu em 2024:
CULTURA
- Festival do Patrimônio Cultural: Importante evento que movimenta a cidade com muita música, gastronomia e apresentações teatrais.
- Paracatu em Serenata: Conduzido pelo grupo Banda da Lyra, o projeto vai resgatar a magia da serenata em concertos pela cidade.
- Contar e Recontar Histórias e Transformar Ideias: Oficinas ecoliterárias, apresentações teatrais e a promoção de um concurso cultural entre as escolas participantes do projeto, premiando as propostas que mais se destacarem.
- Fliparacatu: Festival Literário Internacional de Paracatu
- TV Caroço: Vai promover a criação de um veículo de comunicação itinerante e interativo, com o objetivo de envolver a juventude em reflexões mais profundas sobre questões do dia a dia.
- Negras Raízes: Vai promover e valorizar a cultura africana e afro-brasileira por meio da produção e circulação cultural. Será oferecido curso de teatro e serão produzidos espetáculos voltados para a temática da cultura negra. Haverá ainda uma oficina de penteado e amarrações afro, biblioteca ambulante e a produção de um programa de rádio.
- Vidas em Cordel: Vai transformar cinco histórias de vida registradas em Paracatu, em literatura de cordel.
- Orquestra Ouro Preto: Apresentação de um concerto da orquestra em Paracatu.
- Arte por Toda Parte: Buscará fortalecer a prática teatral com uma série de oficinas e apresentações por toda a cidade.
ESPORTE
- Mais Judô II: Oferecerá aulas de Judô no período extraclasse para crianças e adolescentes.
- Apaexone-se pelo Esporte: Vai promover a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento de pessoas com deficiência por meio do esporte.
- Patas Transformando Vidas: Buscará melhorar a qualidade de vida e do desenvolvimento integral das pessoas com deficiência por meio da Equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalos para estimular o corpo e a mente.
- Teamar em Ação: Vai promover a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento integral da criança e do adolescente com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) por meio do esporte.
- Escola de Luta IV: Turmas de judô para crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 6 e 17 anos.
- Gol de Letra: Dar continuidade pelo terceiro ano consecutivo na manutenção da Escolinha de Futebol do Santana Esporte Clube.
- Futebol como Fator De Inclusão Social II: Aula esportiva de futebol de campo conduzida pelo União Esporte Clube.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Kinross