Nesta quinta-feira, 28/8, segundo dia do 3.º Fliparacatu, a programação do festival tem início logo cedo, com oficinas, contação de histórias e rodas de conversa com escritores de livros infantojuvenis.
O dia começa às 8h30, com três atividades: a escritora e professora Lavínia Rocha, autora de livros como “O que você pensa quando falo África?”, se apresenta no Teatro Afonso Arinos; o educador Junior Mattos ministra a Oficina Brinquedos Papelão, na Estação Literária 1, e o artista visual paraense Petchó Silveira ministra uma oficina para crianças a partir de 10 anos.
Já a partir das 9h30, Tino Freitas e Trudruá Dorrico conversam com adolescentes de 10 a 13 anos de idade. Ainda durante a manhã, as atividades voltadas ao público infantojuvenil contemplam uma oficina de tranças e a atividade “Histórias Mudam Histórias”, apresentada por Claudia Soares.
Enquanto os pequenos se divertem no Teatro Afonso Arinos e nas Estações de Leitura, é na Academia de Letras do Noroeste de Minas que tem início a Programação Regional do 3º Fliparacatu. Assim como nos dois anos anteriores, a curadoria de 2025 é assinada por Daniela Prado, que ocupa a cadeira de n.º 29 na ALNM. A primeira mesa de conversa acontece às 9h30, com Anderson Valfré falando sobre “A relação entre a memória pessoal e a construção da história na escrita”. Em seguida, às 10h, João Marcos Maciel Luiz e Alexandre de Oliveira Gama conversam sobre “Presente da Palavra: oralidade, memória e história nas margens dos documentos oficiais”. Finalizando as mesas da manhã, Vandeir José da Silva, Helen Ulhôa Pimentel e Giselda Shirley da Silva falam a respeito do tema “Mulheres além do seu tempo: vozes que precisam ser ouvidas”.
Na parte da tarde, a Programação Regional conta ainda com outras quatro mesas: “O papel das mulheres na preservação da cultura e das encruzilhadas histórico-literárias”, com Daniela Prado; “A escuta do território geográfico e linguageiro das mulheres das comunidades Quilombolas do Norte de Minas Gerais”, com Marta Andrade; “O niilismo moderno frente aos fatos incontroversos da sociedade”, com Silvano Avelar, Flávio Guimarães e Nágela Caldas; e “A Inteligência Artificial (IA) em Realidades Múltiplas”, com Marcos Spagnuolo Souza, Wesley Castro, Cláudio Renato e Eleusa Spagnuolo.
Já a Programação Nacional/Internacional desta quinta tem início às 16h com a mesa “Políticas de Livro e leitura, o novo PNLL”, apresentada por Fabiano Piúba, Jéferson Assumção, Andressa Marques e Afonso Borges. Também no Teatro Afonso Arinos, às 17h, acontece uma mesa de conversa entre três jovens escritoras: Amélia do Carmo, Lara Prado e Lavínia Rocha. O tema “Corações aos pulos” une o trabalho do trio em razão de suas escritas, permeadas por experiências sentimentais que cada uma carrega consigo.
Às 18h, Julia Codo, Carolina Rocha e Matheus Leitão sobem ao palco em seguida para tratar as semelhanças entre os tempos passados e os atuais, em um encontro intitulado “Ontem foi hoje”. No mesmo horário, acontece, na Casa Kinross, a Maratona de Leitura Seja Breve. Os cenários das localidades de origem das escritoras Claudia Alexandre, Morgana Kretzmann e Trudruá Dorrico são a pauta de “Lavrados, pampas e encruzas”, roda de conversa que tem início às 19h e antecede a mesa de debate composta por Andressa Marques, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches. A fala dos três escritores tem como tema “Acessos alargados” e começa às 20h.
A última mesa da Programação Nacional/ Internacional de quinta-feira tem início às 21h. Na ocasião, as escritoras Amara Moira, Calila das Mercês e Eliane Marques falam sobre “Corpo-território”, ou seja, de que maneira o corpo é um espaço de vivência, resistência e identidade. Com o término das mesas de debate dos autores, a poesia e a lírica tomam o espaço do Teatro Afonso Arinos em uma batalha de slam: a Competição de Poesia Falada com o Slam Galeria, que ocorre das 22h às 23h30.
Confira a programação completa do 3º Fliparacatu nesta quinta-feira, 28/8:
PROGRAMAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL
16h: Políticas de Livro e leitura, o novo PNLL: Fabiano Piúba, Jéferson Assumção, Andressa Marques e Afonso Borges – Local: Teatro Afonso Arinos
17h: Corações aos pulos: Lara Prado, Lavínia Rocha e Amélia do Carmo – Teatro Afonso Arinos
18h: Ontem foi hoje: Julia Codo, Carolina Rocha, Matheus Leitão – Teatro Afonso Arinos
18h: Maratona de Leitura Seja Breve – Casa Kinross (Rua Rio Grande do Sul, 700)
19h: Lavrados, pampas e encruzas: Claudia Alexandre, Morgana Kretzmann, Trudruá Dorrico – Teatro Afonso Arinos
20h: Acessos alargados: Andressa Marques, Jeferson Tenório, Sérgio Abranches – Teatro Afonso Arinos
21h: Corpo-território: Amara Moira, Calila das Mercês, Eliane Marques – Teatro Afonso Arinos
PROGRAMAÇÃO REGIONAL – Local: Academia de Letras do Noroeste de Minas
9h30: A relação entre a memória pessoal e a construção da história na escrita
10h: Presente da Palavra: oralidade, memória e história nas margens dos documentos oficiais
11h: Mulheres além do seu tempo: vozes que precisam ser ouvidas
15h: O papel das mulheres na preservação da cultura e das encruzilhadas histórico-literárias
15h30: A escuta do território geográfico e linguageiro das mulheres das comunidades Quilombolas do Norte de Minas Gerais
16h: O niilismo moderno frente aos fatos incontroversos da sociedade
17h: A Inteligência Artificial (IA) em Realidades Múltiplas
PROGRAMAÇÃO INFANTOJUVENIL
8h30: Lavínia Rocha (a partir de 14 anos) – Teatro Afonso Arinos
8h30: Oficina Brinquedos Papelão (crianças de 5 a 8 anos) – Estação Literária 1
8h30: Oficina com o artista visual Petchó Silveira (a partir de 10 anos) – Estação Literária 2
9:30: Tino Freitas convida Trudruá Dorrico (adolescentes de 10 a 13 anos) – Teatro Afonso Arinos
9h30: Oficina Tranças (a partir de 12 anos) – Estação Literária 1
9h30: “Histórias Mudam Histórias”, com Claudia Soares – Estação Literária 2
14h: Alessandra Roscoe convida Silvana Gontijo (crianças até 10 anos) – Teatro Afonso Arinos
14h: Oficina Tranças (a partir de 12 anos) – Estação Literária 1
14h: Oficina “Transvê Poesias” (a partir de 10 anos) – Estação Literária 2
15h: Leo Cunha e Rafael Nolli (crianças até 10 anos) – Teatro Afonso Arinos
15h: A História de Dona Maria Pão de Queijo, por Milena de Oliveira Melo (crianças entre 7 e 10 anos) – Estação Literária 1