Salão de Fotografias homenageia professora Teresinha

A Fundação Municipal Casa de Cultural realizará, no próximo dia 18 de outubro, a inserção da fotografia da Sra. Terezinha de Jesus Santana Guimarães, no Salão de Fotografias. A cerimônia que ocorrerá às 20h, na Casa de Cultura, é aberta ao público.

Em 2019, a Fundação recebeu 7 (sete) indicações ao Salão de Fotografias. Somadas às dos anos anteriores (que permanecem na lista), essas indicações totalizaram 29 concorrentes. A eleição, realizada no dia 7 de outubro, obedeceu a critérios estabelecidos em regulamentos que vem sendo seguidos desde 2013.

O Salão de Fotografias tem como principal objetivo homenagear personalidades que dignificam ou dignificaram o nome de Paracatu dentro ou fora do município, e que tenham se destacado nas áreas cultural, social, política, empresarial, econômica, comunitária e científica.

Homenageada
Terezinha de Jesus Santana nasceu em Paracatu, no dia 10 de janeiro de 1959. É filha de Terezinha Santana Guimarães e de Domingos de Sá Guimarães e tem três filhos, Mariela, João e Matheus.

Estudou no Grupo Escolar Afonso Arinos e se graduou em Técnico de Enfermagem em Brasília. Trabalhou no Hospital de Base de Brasília e na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto. Viveu na Venezuela, onde aprendeu um novo idioma. Regressou ao Brasil, passando a morar em Brasília. Começou o curso de História no CEUB e conclui a graduação na FINOM, em Paracatu, onde passou a dedicar-se ao magistério. Foi professora no CAIC-Márcia Macedo Meireles, na Escola Estadual Júlia Carmargos, no Colégio Atenas e na Faculdade Atenas. Ministrou aulas de História, Geografia, Espanhol, Filosofia e Antropologia Jurídica.

Em 2011, tomou posse no cargo de Historiador do Município, lotada na Secretaria M. de Cultura, onde desempenhou seu papel de historiadora de forma teatral e folclórica para desenvolver os projetos de Educação Patrimonial que alcançavam crianças, jovens e adultos. Ficou muito conhecida na cidade com os personagens “Vovó Tereza” e “Barriguda”. Agora com 60 anos tem seu nome eternizado no hall de personagens da Casa de Cultura de Paracatu.

______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!