O Projeto Moradores – Edição Paracatu está com inscrições abertas para concurso de poesia, que vai selecionar até quatro textos sobre a cidade e/ou seus moradores. Interessados devem se inscrever até o dia 17 de setembro, por meio deste link.
O concurso irá premiar os melhores selecionados que terão suas obras publicadas no catálogo do projeto e participarão da abertura da exposição, recitando sua poesia no dia 14 de outubro de 2023, às 19h, na Casa Paracatu. Além disso, os vencedores ganharão um kit registro, com um tripé, iluminação e microfone lapela, e receberão dez exemplares do catálogo. O concurso é aberto a todos os moradores de Paracatu.
Iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, por meio da produtora NITRO Histórias Visuais, Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio busca valorizar as memórias afetivas e as histórias dos moradores de Paracatu como sendo a maior riqueza que a cidade pode ter. Entre os dias 29 de agosto e 2 de agosto, o Projeto registrou, em vídeos e fotos, histórias de vida e a relação dos moradores com a cidade. Mais de 200 pessoas participaram das gravações.
As histórias contadas e as fotografias serão transformadas em uma exposição com retratos dos moradores em grande formato (12 painéis de 4m x 2 m), que ficará montada no entorno da Igreja do Rosário, de 14 a 22 de outubro, durante as festividades de aniversário de Paracatu. A programação também inclui uma noite de exibição do filme documentário, a montagem de um varal fotográfico, roda de conversa sobre “Memória e Patrimônio” e a apresentação de artistas e grupos culturais paracatuenses.
Projeto Moradores
A edição do Projeto Moradores em Paracatu foi viabilizada com recursos de Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação Casa de Cultura de Paracatu.
O Projeto Moradores (www.projetomoradores.com.br) é uma produção da NITRO Histórias Visuais (www.nitroimagens.com.br), de Belo Horizonte/MG. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 28 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 4.000 pessoas. É vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco, maior premiação nacional dedicada à promoção do Patrimônio Cultural do Brasil.
SERVIÇO:
Quem pode participar: moradores de Paracatu
Inscrições: Até 17 de setembro de 2023
Link: https://forms.gle/GbdyXGDAChpEemja9
As inscrições são gratuitas
Exposição: De 14 a 22 de outubro
Duvidas podem ser encaminhadas para o e-mail agentz@agentz.com.br ou pelo Instagram @projetomoradores até o dia 17 de setembro.