O projeto que visa a revitalização da bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Isabel, importante curso d’água que abastece a cidade e é utilizado por vários produtores rurais do município, foi apresentado, na última sexta-feira, 2 de agosto, por técnicos da Emater de Paracatu e do Noroeste de Minas. O projeto conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura.
O encontro foi realizado na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas (AMNOR) e contou com a presença do gestor ambiental e técnico responsável pelo Programa de Revitalização de Sub-Bacias do Rio São Francisco, Júlio César Pereira, o gerente regional da Emater, Hector Barreto, e diversas autoridades ligadas ao assunto.
Durante a cerimônia, o engenheiro agrônomo, Álvaro de Moura Goulart, e o extensionista agropecuário do escritório local da EMATER de Paracatu, Carlos Henrique da Silva, apresentaram o trabalho que está sendo executado na bacia do Ribeirão Santa Izabel. O projeto vai construir 800 bacias de captação de águas pluviais e 100 quilômetros de terraceamento na região.
Segundo Carlos Henrique da Silva, as intervenções estão sendo executadas pela EMATER e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) e até o momento já foram atendidas as comunidades do Nolasco e da Contagem com a construção de cerca de 300 bacias de captação. “O nosso objetivo é acabar principalmente com problemas relacionados a erosão. Já iniciamos os trabalhos a cerca de trinta dias, e a nossa expectativa é entregar essas intervenções em até noventa dias. Posteriormente faremos adequações de estradas em torno de seis quilômetros e cercamento de nascentes e mata ciliar”.
As ações são mais uma etapa do programa de Revitalização das Sub-Bacias do Rio São Francisco, promovido pelo Governo de Minas que beneficia 200 municípios, entre eles Paracatu. Esta é a terceira, de quatro etapas do programa, que é resultado de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), além da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA). Paracatu conta com recursos de quase R$ 800 mil reais para as obras.
_________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!