Após quase um ano de mobilização, começou nesta terça-feira (23/10), o plantio de 30 árvores na Praça do Rosário. A iniciativa faz parte de uma ação popular liderada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável e Paracatu (Adesp) que busca revitalizar e arborizar o Largo do Rosário.
O trabalho conta com participação voluntária de pessoas e entidades da sociedade civil, que desde o ano passado vem se mobilizando e buscando parcerias dos órgãos públicos competentes para aprovação e apoio do projeto. Batizado de “Eu Abraço Paracatu”, o projeto é resultado da Oficina do Futuro, curso desenvolvido pela Adesp e pelo Sebrae, que buscou revisitar e rediscutir o Programa Paracatu 2030.
Nesta primeira etapa, o projeto de arborização consiste em dar uma nova cara à praça com o plantio 28 Ipês amarelos e duas Sibipirunas em pontos estratégicos para sombreamento, e também a manutenção e a retirada de plantas que já estão mortas ou que são inadequadas no que diz respeito à segurança, como é o caso dos agaves com lanças e espinhos. A Secretaria de Meio Ambiente auxiliou neste processo inicial.
A iniciativa conta com o trabalho voluntário da arquiteta, Vânia Lúcia Botelho, e da engenheira agrônoma e paisagista, Maria das Graças Cavalcante. Segundo a coordenadora do projeto, Helen Ulhoa Pimentel, todo o trabalho está sendo feito com o conhecimento, apoio e aprovação da Prefeitura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IEF e COMPHAP.
“Além disso, contamos com a colaboração técnica de profissionais da Campo, empresários da cidade que doaram as grades de proteção das plantas e as placas de sinalização, e também com a doação de moradores do entorno da Praça que nos ajudaram a adquirir as mudas”, explica.
O plantio das 30 árvores é a primeira “semente” deste grande projeto elaborado para a Praça do Rosário. Ainda existe um grande caminho a ser percorrido, mas para isso ainda é preciso arrecadar recursos financeiros. A ideia é transformar a praça em um grande espaço cultural, com área de convivência, chafariz, mini bosques, coreto reformado e novos bancos.
Quem quiser contribuir e apoiar o projeto é só entrar em contato com a Adesp e se informar dos próximos passos. O telefone é (38) 3671-6888.
________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!