Apresentações de teatro, música, dança, oficinas e rodas de conversa fazem parte da programação da 2ª. edição do Culturar – Encontro de Arte e Cultura de Paracatu. De 11 a 14 de setembro, as mais variadas formas de expressão artísticas e culturais poderão ser vivenciadas em diferentes locais da cidade, gratuitamente e para atender ao público de todas as idades.
O evento é promovido pela Academia de Letras do Noroeste de Minas — ALNM, com o patrocínio da Kinross, por meio da Lei Rouanet. “O Culturar reafirma o compromisso da ALNM com a valorização da expressão artística e da identidade cultural regional. É com orgulho que destacamos a vibrante participação dos grupos culturais locais, que encantarão o público com apresentações autênticas e profundamente enraizadas em nossas tradições, a diversidade de linguagens — da música à literatura, do teatro à capoeira —por exemplo, mostra que Paracatu pulsa cultura em cada esquina”, afirma Daniela Prado, presidente da ALNM e coordenadora Geral do Culturar.
Estão programadas apresentações e atividades em locais diversos: escolas das zonas urbana e rural, na comunidade quilombola do Cercado, na Feira dos Produtores Rurais, na sede da ALNM, no bairro Paracatuzinho e na Lagoa. No dia 13 de setembro, no Largo do Rosário, haverá uma grande festa da diversidade e da cultura popular com o espetáculo de rua “Balaio Popular” com o Grupontapé, de Uberlândia, e o show com a Banda de FolkRock, Terra Celta, de Londrina, Paraná, que promete não deixar ninguém parado.
“Desde a edição passada o Culturar levou atividades para escolas. Esse ano será mais forte essa itinerância, e esse é um dos seus maiores méritos: levar arte e conhecimento a diferentes espaços e públicos, democratizando o acesso e fortalecendo os laços entre criadores e comunidade. A Academia se sente honrada em apoiar iniciativas como essa, que ampliam horizontes e inspiram novas gerações”, explica a vice-presidente da ALNM e coordenadora de Produção do Culturar, Helen Ulhoa.
Para a gerente de Comunicação e Comunidades da Kinross, Luana Gomes, o Culturar é uma oportunidade para gerar encontros e espaços para trocas artísticas. “Viabilizar esse intercâmbio de experiências entre grupos locais e de fora é investir no desenvolvimento dos agentes culturais da cidade. Esse tipo de intercâmbio permite aprendizagens que trarão ainda mais qualidade às produções culturais locais, além de proporcionar o mesmo aos grupos visitantes. Paracatu tem gradualmente se tornado um cenário exponencial para manifestações da cultura em diferentes expressões. E o Culturar reflete justamente isso: o potencial do território em diversas frentes da arte, seja a música, o teatro ou a literatura”, destaca.
Inscrições abertas – Duas interessantes oficinas já estão com as inscrições abertas. A Oficina de Produção Literária será realizada no dia 11 de setembro, de 19h às 21h, de forma online e será conduzida pela escritora e doutora em Literatura, Daniela Prado. A Oficina de FolkRock está marcada para o dia 14 de setembro, de 9h às 11h, e será ministrada, presencialmente, pela Banda Celta, na sede da Academia de Letras. As inscrições para as oficinas poderão ser feitas pelo link disponível na bio da ALNM no Instagram. @alnm_academiadeletras
