Inovar e fortalecer o pequeno produtor de leite da região de Morro Agudo, Paracatu, são dois objetivos que fazem parte do projeto AT&G Balde Cheio e Boas Práticas Rurais, desenvolvido pela Nexa e Senar. Na atual etapa do projeto, os 25 participantes da iniciativa começaram a receber a visita de um veterinário para analisar e verificar a sanidade de seus animais.
O ‘AT&G Balde Cheio e Boas Práticas Rurais’ é uma parceria que surgiu entre a Nexa e SENAR para oferecer aos produtores assistência técnica para produção de alimentos e para a sanidade dos animais, além do apoio gerencial buscando aprimorar sua gestão e sustentabilidade, por meio de tecnologias sociais voltadas a produção sustentável no meio rural. “O apoio técnico faz a diferença não só na rotina dos produtores do projeto, mas também aumentam os resultados financeiros ao final do mês”, destaca Marina Noronha, coordenadora de gestão social da Nexa.
Com o apoio do SENAR que é especialista na metodologia do AT&G Balde Cheio o projeto oferece de maneira personalizada, soluções para cada produtor organizar sua produção e fortalecer seu próprio negócio por meio de boas práticas agrícolas. “Entre as principais ações e atividades voltadas a questões técnicas de melhoria do solo, recuperação de pastagem, instruções zootécnicas, apoio e cuidado a sanidade animal, além do foco no aumento da produtividade”, ressalta Marina.
Baseado no Plano de Desenvolvimento Local (PDL), o projeto Boas Práticas Rurais foi criado para apoiar este fortalecimento local através de consultorias que respeitam a individualidade de cada produtor, identificando suas capacidades e limitações para que, posteriormente, seja possível estabelecer uma relação de grupo, trabalhando os princípios de qualidade, regularidade e frequência, além de outras vantagens competitivas.
Fonte: Nexa
________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!