Pracinha é adotada e restaurada em Paracatu

Ao referir-se à Praça Virginia Rath, talvez poucas pessoas consigam precisar a sua localização exata, no centro histórico de Paracatu. Mas talvez, principalmente a moçada mais nova, a praça em frente a Galeria Artbeer, já virou um point conhecido da cidade.

Situada entre as ruas Manoel Caetano e Rubens Bitencourt, a pracinha em formato triangular está passando por uma mudança no visual. Nas últimas semanas a galera da Galeria resolveu tirar uma ideia no papel e colocar a mão na massa.

“A pracinha estava abandonada. A grama tava morta. A praça tava só poeira. Povo jogando lixo. Só tinha um banco velho. Tava feio demais. Então resolvemos fazer alguma coisa”, conta Tiago Soares, sócio proprietário da Galeria – um espaço que reúne tabacaria, skate shop, loja de roupas masculinas e femininas, barbearia, estúdio do tatuagem e Pub.

De imediato, Tiago conta que a buscou informações na prefeitura e depois precisou fazer uma solicitação à secretaria de meio ambiente, o que foi prontamente atendido. Com o oficio em mãos, ele buscou apoio dos vizinhos, do comércio local e de alguns parceiros. Mas de início, ele explica que tirou dinheiro da própria loja para comprar madeira, ferro e uns materiais para fazer um banco.


“Eu fiz tudo. Fiz o projeto, as medidas, desenhei tudo, tipo um engenheiro mesmo, mas eu não sou engenheiro. Há até duas meses atrás eu não sabia soldar” conta ele animado. Segundo Tiago a ideia do projeto baseou-se no contexto europeu de praça, com os bancos de madeira e ferro.

Com a primeira intervenção, os vizinhos gostaram do que viu. E com ajuda deles e também de empresas da cidade, Tiago conseguiu colocar o projeto em prática. Hoje a pracinha está quase pronta. Tem grama verde, cerquinha de madeira branca, dois bancos novos e o banco antigo todo arrumado. Falta ainda um deckzinho ao pé da árvore, umas lixeiras e a iluminação.


“Gostaria que esse projeto possa servir de exemplo para outros pontos da cidade. Isso é uma coisa que qualquer pequeno comércio pode fazer. O custo é muito baixo e o retorno é muito bom para a região e também para os clientes”, salienta Tiago.

E à noite, quando a galera vai ao Pub para curtir um bom som, a pracinha vira o point. Um lugar agradável, confortável e bonito. Parabéns pela iniciativa!

______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!