Os Parques Estaduais de Paracatu e Sagarana, no Noroeste de Minas Gerais, desenvolveram cada um seu Guia de Pássaros, para orientar os visitantes que participam dos eventos de observação de aves nas duas unidades de conservação.
Os parques são coordenados pelo Núcleo de Biodiversidade da regional Noroeste do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e catalogam cerca de 215 espécies de aves registradas nos dois espaços.
Paracatu
O Parque Estadual de Paracatu fica próximo à divisa com o estado de Goiás, e sua principal forma de acesso é pela rodovia BR-040, sentido Brasília.
Inserido no bioma Cerrado, o parque possui área aproximada de 6.400 hectares e foi criado para preservar as tipologias que ainda existem na região e garantir a preservação dos recursos hídricos necessários ao abastecimento da cidade de Paracatu.
Sua área está inserida na micro bacia do Ribeirão Santa Isabel, afluente do rio Paracatu, que dá nome à cidade e ao Parque, ambos pertencentes à bacia hidrográfica do Rio São Francisco.
Registros indicam a presença de 215 espécies de aves no parque, incluindo espécies endêmicas, ameaçadas de extinção e uma considerada rara.
A gerente do Parque Estadual de Paracatu, Júnia Mesquita Miranda, explica que o evento “Observação de Aves” é realizado anualmente pela unidade de conservação, em parceria com a Empresa Kinross Brasil Mineração, e conta com a participação de, aproximadamente, 120 pessoas.
“O objetivo é divulgar para a comunidade a existência e a importância da nossa Unidade e sua Biodiversidade”, disse. Atualmente, o PE Paracatu passa por modificações importantes na estrutura, com a construção de quatro novas trilhas para os participantes explorarem melhor a área.
Clique aqui e conheça o guia de pássaros do Parque Estadual de Paracatu.
Sagarana
O Parque Estadual de Sagarana é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com a finalidade de preservar a natureza e onde é permitida a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e turismo ecológico. Está localizado no município de Arinos, a cerca de 300 quilômetros de Brasília e 600 quilômetros de Belo Horizonte.
Fonte: Agência Minas