Fundamental para a preservação dos recursos hídricos que abastecem a cidade, o Parque Estadual de Paracatu foi criado em 2011 em uma área de 6.400 hectares doada pela Kinross como compensação florestal.
A unidade, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), protege nascentes e cursos d’água essenciais para a região, além de garantir a biodiversidade e servir como refúgio para a fauna do Cerrado
Localizado em uma área estratégica para a manutenção dos recursos hídricos, o parque protege as principais nascentes do Ribeirão Santa Izabel, principal fonte para o abastecimento de água da população de Paracatu.
Júnia Mesquita Miranda, bióloga e servidora do Instituto Estadual de Florestas (IEF), é a gestora da unidade de conservação Parque Estadual de Paracatu. “Toda essa área é dedicada à preservação e conservação da biodiversidade aqui existente. Não somente fauna, flora, mas também, e principalmente, os recursos hídricos, que garantem uma porção significativa para o abastecimento da nossa cidade de Paracatu” explica a gestora do parque.
Júnia explica ainda que a unidade de conservação realiza uma série de atividades para a comunidade em parceria com empresas, como a Kinross, e cita o Pedal no Cerrado, Corrida Rústica da Água, Observação de Aves e o Piquenique Ecológico, voltado para o contato das crianças com a unidade e aprender a amar a natureza. “Esse espaço é de grande relevância ecológica para o nosso município, e fazemos tudo de forma segura, cumprindo todas as regras e normas de unidades de conservação”, conclui Júnia.
Fonte: Kinross