A gestão do turismo em Paracatu, no Noroeste do estado, agora conta diretrizes estratégicas para o setor nos próximos quatro anos. Na última terça-feira (22/11), foi lançado o Plano de Turismo, elaborado de maneira articulada entre o Sebrae Minas, a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo -, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e várias lideranças do trade turístico da cidade, o documento propõe 35 projetos para serem implementados entre os anos de 2023 e 2026.
A ideia do novo Plano é nortear o desenvolvimento turístico no município a fim de transformar Paracatu numa referência de turismo inteligente e sustentável, visando atrair e encantar os visitantes, gerar experiências memoráveis e colaborar para a qualidade de vida dos moradores.
De acordo com a consultora do Sebrae Minas e coordenadora do plano, Luciana Thomé, a proposta apresenta projetos alinhados com os pilares que consolidam Paracatu como uma cidade histórica e criativa no cenário nacional. “É um planejamento bem atual, e que dá continuidade aos trabalhos já desenvolvidos na cidade”, explica.
Para a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende, a entrega do plano será importante para a comunidade, e vai impactar em toda a gestão turística do município. “É uma estratégia que pensa na organização e na promoção desse destino turístico. Acredito que, executando as ações propostas, teremos Paracatu dentro dos principais destinos turísticos do Brasil, gerando desenvolvimento econômico com novos recursos circulando no município”, ressalta.
Na opinião do secretário municipal de Cultura e Turismo e presidente do Comtur, Igor Diniz, o documento contribui para direcionar as ações da gestão pública e fomentar todo o trade turístico. “O Plano de Turismo apresenta uma visão detalhada de trabalho de curto, médio e longo prazo. Isso facilita o direcionamento de recursos, principalmente, a partir das deliberações do Conselho Municipal de Turismo”, explica. A partir do próximo ano, o novo Plano de Turismo passa a vigorar como política pública do município.
Fonte: Prefácio Comunicação
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