O que é mais importante: a sobrevivência dos povos e a harmonia entre eles, ou a imposição da lei dos mais fortes e poderosos que almejam com a terra apenas aumentar seus lucros ou seus bens?
Essas e outras questões serão propostas para reflexão na mostra Territórios Hostis, que ficará em cartaz na programação de abril do Cine Sesc. As exibições serão realizadas no Sesc Paracatu nos dias 7, 14, 21 e 28, sempre aos domingos às 16h.
A escolha dos filmes desta mostra foi realizada para evidenciar o quanto a questão do território não é só um fenômeno brasileiro. Serão dados exemplos vindos da Argentina e da França, mas poderiam ser de muitas outras partes do mundo, já que essa problemática atinge várias culturas: a presença de refugiados vindos de países onde a deflagração da guerra afasta as famílias.
Confira abaixo a programação completa e participe!
07/04 – Era o Hotel Cambridge
Direção: Eliane Caffé – BRA, 2016
Duração: 89 min.
Classificação: 12 anos
Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.
14/04 – Fátima
Direção: Philippe Faucon – FRA/CAN, 2015
Duração: 79 min.
Classificação: 10 anos
Fatima cria sozinha as duas filhas: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18 anos, começando os estudos de medicina. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente. Um dia, em seu emprego como empregada doméstica, ela cai de uma escada. Convalescendo, escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer às filhas em francês.
21/04 – O futuro perfeito
Direção: Nele Wohlatz – ARG, 2016
Duração: 65 min.
Classificação: livre
Xiaobin, uma jovem chinesa de 17 anos, está perdida em um mundo novo. Após se mudar para a Argentina sem falar nenhuma palavra em espanhol, ela busca um rumo para seu futuro. Poucos dias depois de sua chegada, novos caminhos já vinham sendo traçados: ela já tinha um novo nome, Beatriz, e um emprego em um supermercado chinês. Ao se matricular em uma escola de línguas, a jovem vai aos poucos aprendendo novas palavras, ao mesmo tempo em que seu futuro é delineado.
28/04 – Martírio
Direção: Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho, Tatiana Almeida – BRA, 2016
Duração: 160 min.
Classificação: 12 anos
Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.
SERVIÇO:
Cine Sesc – abril | Mostra Territórios Hostis
Data: 7,14, 21 e 28 de abril de 2019
Horário: domingo, às 16h
Local: Sesc Paracatu (rua Euridamas Avelino Barros, 347, Lavrado)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões
Classificação: conforme programação acima
Informações sobre o evento (público): (38) 3311-3800
_________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!