Com o intuito de fomentar a escrita e a leitura, acreditando no poder de transformação social da cultura, o Sesc criou o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. É uma ação, atuante em todo o Brasil, voltada para a formação de leitores e a divulgação de novos autores.
Composta por três circuitos (Autores, Oralidade e Criação Literária), a iniciativa, já em sua terceira edição, chega a Paracatu, de 21 a 25 de outubro de 2019, das 18h às 22h, na unidade Sesc (rua Euridamas Avelino de Barros, 347, Lavrado). Para participar, os interessados devem se inscrever, gratuitamente, na Central de Atendimento da unidade, até o dia 21 de outubro (segunda-feira). É necessário levar RG e CPF (menores de 18 anos devem inscrever-se acompanhados do responsável.)
Paracatu receberá o circuito Criação Literária, uma série de oficinas em que as diferentes formas e práticas de escrita são trabalhadas e estimuladas. Além de oferecer recursos para o desenvolvimento da escrita, sua realização regular e sistemática tende a qualificar os níveis de leitura, oferecendo condições para o surgimento de novos talentos literários. O circuito possibilita a formação de grupos produtores e consumidores de textos literários nos diferentes gêneros, temas e níveis de leitura, favorece a reflexão sobre a obra literária, os meios de produção e circulação das obras, envolvendo o escritor, a obra e o leitor, além de estimular o intercâmbio entre escritores/oficineiros.
O convidado desta edição é o paulista Fabrício Corsaletti, autor dos contos de King Kong e cervejas (Companhia das Letras/2008), da novela Golpe de ar (Editora 34/2009), dos poemas de Esquimó (Companhia das Letras/2010, que recebeu o Prêmio Bravo! de Literatura no mesmo ano), além dos livros infantis Zoo (Hedra/2005), Zoo zureta (Companhia das Letrinhas/2010), entre outros. Desde 2010 é colunista da revista sãopaulo, do jornal Folha de S. Paulo, onde publica crônicas e poemas.
Ementa da oficina
Crônica: o que é, quem fez, quem faz, como fazer
O que é crônica? Como ela se relaciona com outras formas de escrita, como a poesia, o conto, a reportagem jornalística e o ensaio? A crônica é realmente uma criação brasileira? Quais são suas origens? Por que Rubem Braga é considerado um cronista exemplar? Quem são os cronistas da atualidade? Como se escreve uma crônica? Em cinco encontros de quatro horas, serão discutidas essas e outras questões, sempre a partir da leitura de crônicas em sala de aula. No último encontro, os alunos serão convidados a ler para os colegas uma crônica de sua autoria, escrita em casa, ao longo do curso.
SERVIÇO:
Arte da Palavra em Paracatu
Realização: de 21 a 25 de outubro de 2019 (de segunda a sexta-feira)
Horário: das 18h às 22h
Local: Sesc Paracatu (rua Euridamas Avelino de Barros, 347, Lavrado)
Período de inscrições: até o dia 21 de outubro de 2019
Local das inscrições: Central de Atendimento do Sesc Paracatu (rua Euridamas Avelino de Barros, 347, Lavrado)
Classificação: 15 anos
Participação gratuita.
Informações para o público: (38) 3311-3800
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!