Paracatu promove distribuição de 27 mil pães de queijo durante Festival Cultural

O tradicional pão de queijo de Paracatu, feito com a famosa massa fria, já é reconhecido como um dos melhores do mundo. A forma de preparo, típica da nossa cidade, foi registrada como patrimônio imaterial há 10 anos, e desde então vem fortalecendo a identidade cultural e gastronômica do município, hoje conhecido como “Capital Mundial do Pão de Queijo”.

Para celebrar essa tradição que marca o Dia Municipal do Pão de Queijo comemorado no dia 05/07, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com SEBRAE, ADESP e Associação das quitandeiras realizará uma grande ação nesta quarta-feira, dia  9 de julho, às 15hno Largo do Rosário, com a distribuição gratuita de 27 mil pães de queijo.

O evento será um tributo especial à Dona Maria Pão de Queijo, mestra quitandeira e referência da cozinha paracatuense no modo de fazer quitandas especialmente o pão de queijo. A iniciativa conta com o apoio de diversas fábricas locais, que juntas produzem cerca de 30 mil unidades por dia, mantendo viva a tradição e qualidade do pão de queijo de Paracatu.

O evento antecede a abertura oficial do 12º Festival Cultural de Paracatu que será realizado de 9 a 13 de julho, no centro histórico da cidade, e promete uma programação especial com gastronomia, shows e cinema e muito mais.

Massa fria
O diferencial do pão de queijo de Paracatu está no modo de preparo. Ao contrário da maioria das receitas mineiras, que usam a técnica do escaldo (mistura com líquidos ferventes), em Paracatu a massa é feita crua a receita leva como ingredientes principais polvilho, a mesma quantidade de queijo e poucos ovos, resultando em um sabor e textura únicos.

Fonte: Ascom Prefeitura de Paracatu

Post Recentes
Mais Vistos