Paracatu integra seleto grupo do Patrimônio Histórico Nacional

Nesta sexta-feira, dia 17 de agosto, comemora-se em todo o país, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Instituído pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1998, a data é um importante marco para a conscientização e também para a preservação dos bens materiais e imateriais de relevância histórica e cultural para o Brasil.

Atualmente, o país possui 87 conjuntos urbanos tombados. Em Minas Gerais somente nove cidades têm o centro histórico reconhecido pelo instituto com o título de Patrimônio Histórico Nacional, e Paracatu faz parte desse seleto grupo.

O centro histórico de Paracatu foi tombado pelo IPHAN, em 2012. Formada a partir da primeira metade do século 18, a cidade apresenta um núcleo central preservado, onde estão 230 imóveis que compõem o patrimônio protegido, com edificações com características de vários períodos históricos. Destaque para as igrejas Matriz de Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário.

Para a historiadora Terezinha Guimarães, o fato de Paracatu ter o título de Patrimônio Histórico do Brasil tem grande relevância para o município, no entanto, a população ainda não percebeu a importância desse reconhecimento.

“Paracatu tem uma riqueza imensurável. A nossa riqueza cultural é muito maior do que a riqueza que está no subsolo. Acredito que essa importância deve ser melhor trabalhada com o cidadão paracatuense. É preciso que todos enxerguem a relevância desse título, para que assim possamos gerar benefícios socioeconômicos para toda a cidade”.

Além de Paracatu, as cidades mineiras de Cataguases, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, São João del-Rei, Serro e Tiradentes, também levam o título de Patrimônio Histórico Nacional.

Mais informações no Portal do IPHAN
________________________________________________________
Curta nossa página no 
FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!