Se programe para uma nova temporada cultural. A Fliparacatu (I Festival Literário de Paracatu), que promete projetar a cidade no cenário nacional de literatura e arte, será lançada no dia 17 de março, na Fundação Municipal Casa de Cultura (Rua dos Ávila, s/n).
O lançamento contará com a presença do escritor e apresentador Zeca Camargo; do curador do evento, Tom Farias, e do presidente do festival, Afonso Borges, responsável pelos já consolidados Festivais Literários de Araxá (Fliaraxá) e de Itabira (Flitabira). A primeira edição da Fliparacatu, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto (quarta a domingo), no centro histórico, conta com o patrocínio da Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu.
“Acreditamos na potência desta iniciativa, que é transversal à arte, à literatura, à cultura negra, sem dizer do fomento ao turismo local. Por meio de investimentos em projetos que dialogam com os interesses da cidade, buscamos contribuir diretamente para o crescimento sociocultural de Paracatu”, afirma a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, Ana Cunha.
O festival terá como tema: “Arte, Literatura e Ancestralidade”, trazendo como patrono o jornalista e escritor Paracatuense, Afonso Arinos. Dentre os destaques, contará com a exposição inédita “Portinari Negro”, que exibirá 42 telas, sob a curadoria do filho do consagrado pintor, João Cândido Portinari. “A programação visa valorizar a história de Paracatu e garantir visibilidade das riquezas culturais da cidade, além de agregar atividades complementares para despertar novos olhares no público”, explica o presidente e organizador do Festival, Afonso Borges.
Todas as atividades realizadas dentro da Fliparacatu serão gratuitas. Na grade de eventos, estão lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas, inclusive com a presença de escritores e artistas locais, que serão divulgados em breve.
“Os holofotes do setor cultural estarão voltados para Paracatu entre os dias 26 e 29 agosto, movimentando também o turismo, a gastronomia e outros segmentos da economia, com atração de visitantes”, complementa Borges.
Para entrar no clima, acompanhe mais informações sobre a programação do festival nas redes sociais @fliparacatu, twitter.com/Fliparacatu e facebook.com/fliparacatu.