Paracatu está entre os oito municípios vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Juscelino Kubistchek. A cerimônia de premiação, realizada na manhã desta sexta-feira (29/04), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, reuniu cerca de 200 convidados, entre os quais o governador Romeu Zema, prefeitos das 29 cidades finalistas da competição, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.
A XI edição do Prêmio recebeu a inscrição de 209 projetos, de 153 municípios. Na fase final, disputaram 32 trabalhos, de 29 cidades. Os oito vencedores foram: Divinópolis, na categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste; Conselheiro Pena (Compras Governamentais); Cataguases (Desburocratização); Chapada Gaúcha (Empreendedorismo na Escola); Guimarânia (Governança Regional e Cooperação Intermunicipal); Uberaba (Inovação e Sustentabilidade); Paracatu (Marketing Territorial e Setores Econômicos) e Couto de Magalhães de Minas (Conceito, Serviços e Gestão Empresarial).
O maior prêmio municipalista brasileiro completa 21 anos, com o propósito de conhecer, reconhecer e premiar experiências que estão contribuindo para a melhoria do ambiente empreendedor nos municípios brasileiros. “O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor valoriza as boas práticas dos governos municipais que estimulam a formalização, o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas, promovendo um desenvolvimento sustentável para o estado e, consequentemente, para o país.”, enfatizou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões, na abertura da cerimônia.
A solenidade contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. “Eu não poderia faltar a este evento, pois simboliza aquilo que mais precisamos em Minas Gerais: mais empreendedorismo, inovação e boas práticas. Esse evento faz parte do meu sonho: que Minas se desenvolva”, ressaltou.
Municípios vencedores:
Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos
Município: Paracatu
Prefeito: Igor Pereira dos Santos
Com o fim da mineração previsto para o ano de 2030, o município do Noroeste mineiro identificou a necessidade de diversificar sua matriz econômica. Daí surgiu o projeto Paracatu Cidade Criativa e Empreendedora, que possibilitou iniciativas como a rota turística – Trilhas do Patrimônio de Paracatu – e o festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. O projeto também viabilizou a realização do Place Branding, que consolidou uma estratégia de atratividade aos novos turistas e negócios.
O engajamento das pessoas, dos atores culturais e do trade turístico é um dos resultados mais visíveis do projeto. O festival do Patrimônio Cultural trouxe impactos relevantes para a economia do município, disseminando a cultura, a culinária, a música, o artesanato e o teatro paracatuense. A capacitação dos restaurantes contribuiu para melhoria na gestão dos empreendimentos, mudanças em modelos de negócios, abertura de novos empreendimentos e ampliação da capacidade de atendimento.
Categoria Empreendedorismo na Escola
Município: Chapada Gaúcha
Prefeito: Jair Montagner
Categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal
Município: Guimarânia
Prefeito: Adílio Alex dos Reis
Categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste
Município vencedor: Divinópolis
Prefeito: Gleidson Gontijo de Azevedo
Categoria Compras Governamentais
Município vencedor: Conselheiro Pena
Prefeita: Nádia Filomena Dutra França
Categoria Desburocratização
Município vencedor: Cataguases
Prefeito: José Inácio Peixoto Parreiras Henriques
Categoria Inovação e Sustentabilidade
Município: Uberaba
Prefeita: Elisa Gonçalves de Araújo
Categoria Sala do Empreendedor
Município: Couto de Magalhães de Minas
Prefeito: José Eduardo de Paula Rabelo
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!