Nova estrutura potencializa artesanato do Urucuia Grande Sertão Veredas

O artesanato do Urucuia Grande Sertão Veredas conta, agora, com uma nova estrutura para projeção e valorização da Marca Coletiva e seus produtos. Foi inaugurado, na última semana, o Ponto de Cultura Central Veredas, em Arinos, no Noroeste do estado. O espaço, além de reunir peças produzidas pelas artesãs da região, também se torna um local para exposições, apresentações artísticas e troca de saberes da população local.

Com apoio do Sebrae Minas, Prefeitura e empresas que atuam no setor de energia fotovoltaica, no município, o espaço passou por uma ampla reforma e passa a ser, também, um atrativo turístico da cidade. De acordo com a secretária executiva da Central Veredas Monique Figueiredo, o local ficou mais confortável para receber os visitantes, e a expectativa é aumentar as vendas dos produtos. “Além da loja de artesanato, temos uma cafeteria onde iremos comercializar um café com a nossa própria marca, e vender quitandas típicas da região. Acredito que teremos um incremento na geração de renda da associação”, afirma.

A artesã e vice-presidente da Central Veredas, Teresa José Martins, destaca que a nova estrutura permite realizar cursos e oficinas para as artesãs, e para a população em geral. “O lugar abre um leque de possibilidades. Podemos oferecer cursos de bordados, de tecelagem e fiação, além de receber grupos de outras regiões, promovendo ainda mais a nossa cultura”, salienta.

Colaboração e reposicionamento

Fundada em 2008, com apoio do Sebrae Minas e outros parceiros, a Central Veredas, é uma rede solidária de produção composta por nove associações distribuídas entre os municípios de Riachinho, Uruana de Minas, Arinos, Sagarana (distrito de Arinos), Natalândia, Bonfinópolis de Minas, Urucuia, Chapada Gaúcha e Serra das Araras (distrito de Chapada Gaúcha).

Em 2022, o Sebrae Minas iniciou um projeto voltado para o desenvolvimento da região, com foco na identidade e na origem dos produtos. O objetivo foi fortalecer e capacitar as associações de artesãos, além de criar uma estratégia para reposicionar o artesanato no mercado, para criar diferenciação e valorizar a região e os artesãos.

“O Sebrae tem uma parceria histórica com a Central Veredas e, a partir do momento que temos uma estrutura como essa, passamos a ter um equipamento de promoção e de projeção da marca e dos produtos, criando condições de, não simplesmente adquirir algo, mas conhecer de perto e viver a experiência do grande sertão”, destaca o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves.

Marca Coletiva

Em novembro de 2024, com o apoio do Sebrae, o artesanato da região ganhou uma Marca Coletiva que chancela o trabalho feito pelos artesãos. A proposta busca fortalecer os núcleos de artesãs, por meio da compra coletiva de materiais para produção e comercialização desses produtos.

Fruto da criatividade, inspiração e da cultura local, o artesanato do Urucuia Grande Sertão Veredas manifesta forte identidade e características singulares em tecelagem, bordado e fibra de buriti. A fauna, a flora e o cotidiano dos moradores são representados em peças de decoração, almofadas, colchas e mantas. Boa parte dessa produção é comercializada, ao longo do ano, nas principais feiras de artesanato do país. As peças também podem ser solicitadas por meio do Instagram @centralveredas.

Fonte: Sebrae Minas