Ministério Público recomenda recuperação da Praça do Rosário em Paracatu

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu recomendação ao Município de Paracatu para que sejam adotadas medidas para a recuperação e manutenção de duas praças públicas locais. Conforme apurado, as praças Ademar Neiva e Getúlio Vargas, popularmente conhecidas como Largo do Rosário, estão bastante deterioradas. O documento foi encaminhado ao prefeito e ao secretário municipal de Cultura.

Essas praças abrigam a Igreja do Rosário, um bem tombado de indiscutível valor cultural e turístico, além de estarem situadas no perímetro de tombamento federal do Núcleo Histórico de Paracatu.

O MPMG recomendou que o Município providencie, no prazo de 20 dias, a inspeção das praças e a elaboração de um diagnóstico de todos os problemas existentes no local. No prazo de 60 dias, deve apresentar projeto e execução de obras de recuperação do calçamento, estrutura e pintura dos locais, removendo eventuais intervenções irregulares, substituindo bancos e estruturas quebradas e resgatando as características originais.

Ainda conforme a recomendação, a inspeção do local deve ser periódica, bem como a fiscalização de eventos que ocorrem nas praças.

Plantio de 30 árvores
Em outubro de 2018, uma ação de iniciativa popular, liderada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável e Paracatu (Adesp), elaborou um projeto para revitalizar e arborizar o Largo do Rosário. Na ocasião, foram plantados 28 Ipês Amarelos e duas Sibipirunas em pontos estratégicos das praças.

A primeira etapa do trabalho foi feita com o conhecimento e aprovação da Prefeitura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IEF e COMPHAP. As outras etapas consistiam em transformar a praça em um grande espaço cultural, com área de convivência, chafariz, mini bosques, coreto reformado e novos bancos. Entretanto, por falta de apoio da administração municipal, a intervenção não foi adiante.

Fonte: MPMG

_________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!