Uma feira literária inédita de projeção internacional, com duas semanas intensas de programação, incluindo exposições, rodas de conversa e apresentações! A Flip Paracatu é um dos mais de 30 projetos a serem realizados na cidade ao longo de 2023, viabilizados pela Kinross por meio das Leis de Incentivo Fiscal. Do total, foram assegurados que R$ 10,2 milhões fossem destinados ao município de Paracatu, garantindo a realização de ações socioculturais, com impacto direto nas áreas de Educação, Cultura, Esporte, Protagonismo Jovem, Turismo e Geração de Renda. O restante foi destinado aos municípios de Caçu e Cachoeira Alta, em Goiás, onde a mineradora possui duas usinas hidrelétricas.
Além da Flip, que será realizada em agosto em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Bloom Cultural, duas apresentações da Orquestra Ouro Preto estão confirmadas para este ano. Os concertos, que já fazem parte do calendário da cidade, acompanham ações formativas para regentes das fanfarras locais, mantendo viva a tradição musical. Na mesma linha de formação, o Instituto de Teatro do Brasil chega a Paracatu em 2023 para qualificar 150 pessoas em cursos técnicos com certificação em produção cultural, técnicas de som e luz e gestão projetos.
E não para por aí. Já imaginou um campeonato de jogos eletrônicos voltado para jovens? Pois é isso que vai acontecer dentro do projeto Criar Jogos, apresentado pela Burburinho Cultural. O objetivo é ofertar cursos de iniciação em programação e design de jogos eletrônicos, e introduzir os participantes ao mundo da programação de softwares. Também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Arte Por Toda Parte vai unir técnicas teatrais como vetores de aprendizagem dentro das escolas públicas, levando apresentações teatrais para diferentes partes da cidade.
“Democratizar o acesso à Cultura, capacitar agentes locais, atuar em parceria com o poder público e entidades da cidade para o crescimento de Paracatu. Somos parte da comunidade e este é um dos nossos compromissos: contribuir com o desenvolvimento do município, exercendo nossa cidadania corporativa”, afirma Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e de Reponsabilidade Social da Kinross.
Fundos Municipais
Cerca de 12 instituições locais serão diretamente beneficiadas por meio do aporte de recursos incentivados da Kinross. Somente para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa foram assegurados R$ 3,6 milhões para a execução de projetos voltados para a garantia de direitos. As iniciativas foram selecionadas por meio de editais promovidos pelos Conselhos Municipais, via Banco de Projetos, sem interferência da empresa.
Esporte
Garantindo continuidade e expansão do futebol nos gramados, os projetos Gol de Letra (Santana Futebol Clube) e Esporte como Fator de Inclusão Social (União Esporte Clube) vão atender 280 alunos em diferentes localidades de Paracatu. E o judô também continua! Os dois projetos já incentivados pela Kinross – Ceder para Vencer e o Escola de Lutas III – seguem nos mesmos moldes durante 2023 e juntos, disponibilizarão centenas de vagas para os jovens.
Mulheres protagonistas
O protagonismo feminino vem com tudo por meio do Empodera Igualdade de Gênero, que vai levar formação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade em Paracatu, Caçu e Cachoeira Alta, em Goiás, onde estão as usinas hidrelétricas administradas pela Kinross. As duas cidades goianas recebem, ainda, a continuidade do projeto de futebol de campo, que beneficia 200 crianças e adolescentes de escolas públicas locais. Na Cultura, apresentações tradicionais de seresta irão resgatar a memória musical dos municípios goianos, além de apresentação teatral com a companhia Teatro de Pedra.
Fonte: Kinross
________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!