As tradições afrodescendentes e as mais variadas manifestações artísticas do município são destaques da 4ª Semana de Arte e Cultura de Paracatu, que acontece de 16 a 24 de novembro. Com uma programação recheada de atividades, a Semana de Arte e Cultura, instituída como lei Municipal Nº 3.151/2015, tem o objetivo de valorizar, proteger e fortalecer a cultura paracatuense.
Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Casa de Cultura e Secretaria de Educação, a Semana de Arte e Cultura de Paracatu abrange as celebrações referentes ao Dia da Consciência Negra. “O evento traz toda essa questão de luta e de resistência dos negros, e busca envolver as entidades, instituições e os atores que participam desse processo de engajamento em nossa cidade” explica o secretário de cultura e turismo, Isac Arruda.
A programação começa nesta quinta-feira, dia 16, com o lançamento do livro “Leda, a borboletinha”, de Dulcy Silva, na Biblioteca Pública. Na sexta-feira, dia 17, acontece a abertura da exposição “Africanidades”, na Casa de Cultura, com mostra de quadros e roda de conversa com a especialista sobre o tema, Adelina Alves.
No dia 18, em convergência com a Semana Literária Guimarães Rosa, evento promovido pela Academia de Letras do Noroeste de Minas, acontece a apresentação teatral “Os Avessos”, no auditório da Escola Estadual.
Já na segunda-feira, dia 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, será realizada a segunda edição do projeto pedagógico e turístico “A escola vai ao Quilombo”, com visita e atividades envolvendo professores da rede pública de ensino no Quilombo do Pontal.
Na terça-feira, dia 21, a partir das 18h, a Rua Goiás recebe o projeto “Paracatu nas cores da África” que busca fortalecer e disseminar a cultura afro-brasileira nas escolas públicas do município. Uma série de atrações estão marcadas para esse dia, que encerra com show dos músicos Enos e Benicio.
A Semana de Arte e Cultura termina no dia 24 de novembro, com a cerimônia de entrega de certificados às Folias de Paracatu, na Câmara Municipal. Trabalho de pesquisa realizado pela historiadora Terezinha Guimarães, a certificação é um reconhecimento das Folias como patrimônio cultural de Minas Gerais e visa salvaguardar a tradição e preservar a cultura e a memória caipira do município.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA ABAIXO
________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!