Em uma missão de fé, representantes do Caminho de Nossa Senhora da Lapa, em Vazante, no Noroeste de Minas, visitaram o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A experiência promovida pelo Sebrae Minas e Prefeitura levou um grupo de 20 pessoas, nos dias 25 e 26 de setembro, para um intercâmbio cultural e técnico, à “casa” da padroeira de Minas Gerais. A iniciativa busca estimular e promover o turismo religioso na cidade, que se apresenta como um destino singular e tradicional da Devoção Mariana.
Participaram da missão empreendedores, representantes da igreja, do poder público e entidades da sociedade civil de Vazante. O grupo teve a oportunidade de vivenciar momentos de espiritualidade, e fortalecer conexões culturais, turísticas e religiosas. A agenda foi marcada por encontros estratégicos e políticos, com a presença do reitor do Santuário da Piedade, do prefeito e vice-prefeito de Vazante, além de líderes locais.
“Essa troca de informações é muito importante para conhecermos as estratégias, os desafios e as boas práticas aplicadas pelo Santuário na perspectiva do turismo religioso”, explica a analista do Sebrae Minas Isabella Silva. O encontro possibilitou ainda o diálogo sobre turismo, desenvolvimento e cooperação, abrindo caminho para a construção de um modelo de cooperação entre as duas cidades e fortalecendo a integração entre fé, cultura e desenvolvimento regional.
Para o Padre Wagner Calegário, Reitor do Santuário que chega a receber cerca de 500 mil visitantes por ano, esse tipo de intercâmbio reforça a importância da fé e do turismo religioso para a geração de renda e para o desenvolvimento econômico. “A expressão religiosa que existe em Vazante é uma novidade para mim. Isso demonstra a riqueza que existe em Minas Gerais, e desperta a curiosidade das pessoas em conhecer a cidade, possibilitando a transformação de sua economia, por meio de uma fé genuína e única”, frisa.
Durante a visita, houve também uma missa celebrada pelo pároco, momento em que foi entregue uma imagem de Nossa Senhora da Lapa, carregada pelo prefeito e vice de Vazante. Ao final eles reafirmaram que o turismo religioso é prioridade da gestão atual.

Cidade nascida da fé
Com cerca de 20 mil habitantes, Vazante é conhecida pela riqueza de suas tradições manifestadas na fé e na cultura. Todos os anos, milhares de romeiros e fiéis visitam a cidade em devoção à Nossa Senhora da Lapa, que teria aparecido por volta de 1865, na Gruta Lapa Velha. Hoje, o local é um complexo religioso que inclui a réplica da antiga igreja, a grande imagem de Nossa Senhora, a Sala de Milagres e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa.
Desde 2024, a cidade conta com a Rota Peregrina: o Caminho de Nossa Senhora da Lapa, com 23km de extensão. O percurso leva peregrinos da Comunidade Claro de Minas, partindo da Igreja de São Sebastião e Santa Terezinha, até o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, junto ao complexo homônimo. O Caminho foi estruturado com apoio do Sebrae Minas, Nexa Recursos Minerais, Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante e Região (ADVAZ) e Prefeitura.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Edyvan Fernando, a missão ofereceu uma visão mais ampla do que pode ser feito em Vazante enquanto destino turístico. Segundo ele, a cidade tem porte para aumentar o fluxo turístico ao logo de todo o ano, e não apenas durante a festa realizada em 3 de maio. “Estamos levando uma bagagem muito grande de conhecimento, admiração e respeito. Acredito que Nossa Senhora da Lapa tem muita similaridade com a Nossa Senhora da Piedade e essa experiência pode gerar bons frutos para o nosso município”, destaca.
Fonte: Sebrae Minas