Incêndio em gameleira causa comoção em Paracatu

A triste notícia de que uma das árvores mais exuberantes e conhecidas de Paracatu foi incendiada, causou profunda indignação entre os paracatuenses nessa segunda-feira, 21 de agosto. A frondosa gameleira, cientificamente conhecida como Ficus elastica, localizada na Praça do Rosário, foi quase totalmente consumida pelo fogo durante a madrugada. Tudo indica que o incêndio foi criminoso, mas até o momento não existe nenhuma suspeita de quem cometeu o crime.

Revoltados com o que aconteceu, cerca de 30 pessoas se reuniram na Praça no final do dia para uma manifestação simbólica de indignação. O grupo Escoteiro de Paracatu, movimento de jovens que prega o respeito às pessoas e ao meio ambiente, marcou presença no ato. Com cartazes, velas e cruzes em mãos, os escoteiros prestaram homenagem a árvore. “Por diversas vezes, realizamos nossas reuniões na sombra dessa árvore. Quando eu vi o que aconteceu eu até chorei. É um dia muito triste para todos nós. Espero que os responsáveis sejam punidos”, disse a diretora presidente do Grupo Escoteiro de Paracatu, Monica Cardoso Naves.

A atriz Cida Mendes também marcou presença no manifesto. “Eu só vim aqui pedir desculpa para a árvore pelo que fizeram com ela. Não dá para entender como uma pessoa tem coragem de fazer uma coisa dessa”. Outro que marcou presença na Praça do Rosário foi o empresário e comunicador Raniere Lhamas. Segundo ele, a maldade do ser humano tem hora que assusta. “É inevitável não lembrar da minha infância, quando saía do Afonso Arinos e ia brincar de balançar no cipó dessa árvore. É muita maldade. Espero que o que restou dela não seja derrubada. Analisando de perto acho que ainda há vida nela”, disse.

Em nota divulgada nesta terça-feira, a Prefeitura Municipal de Paracatu lamentou o ocorrido e informou que registrou Boletim de Ocorrência para que haja uma investigação detalhada do fato. Ainda de acordo com a nota, um parecer técnico do IEF (Instituto Estadual de Florestas), informou que não existe chance de reabilitação da árvore e sugere a sua retirada para evitar acidente com alguma pessoa. “Pela grande extensão dos danos ao tronco, do ponto de vista técnico, não há possibilidade de brotação que resulte na reabilitação a partir do que restou da árvore”. Ainda de acordo com a nota, a Secretaria de Meio Ambiente fará o corte da gameleira e vai plantar no local uma muda de Ipê. (Leia a nota completa abaixo).

Em 2016, outra gameleira também foi incendiada na cidade. A árvore localizada na Praça Juquita Vargas, que já estava condenada e só restava o gigantesco tronco, foi atacada durante a madrugada e virou carvão. Na ocasião, a prefeitura retirou o que restou e plantou duas mudas no local.

O Portal Visite Paracatu lamenta profundamente o ocorrido e espera que esse fato possa servir de motivação para que as pessoas se mobilizem e lutem por um futuro diferente do que vivemos hoje. O incêndio criminoso dessa árvore fere imensamente, não só a imagem da nossa cidade, mas também a memória afetiva de todos os paracatuenses.
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!