História da Mulata Fidalga Mariana é contada em gibi

A segunda edição da revista em quadrinho Turma do Ourinho apresenta a história da Mulata Fidalga Mariana Batista, personagem marcante do final do século 18 em Paracatu.

O gibi narra a lenda da Mulata Mariana que ficou famosa por ter presenteado a Rainha de Portugal, Dona Maria I, com um cacho de banana de ouro maciço em tamanho natural. Em recompensa, Mariana obteve o título de Fidalga, e pôde assim, frequentar as missas na Igreja do Santana, que à época não permitia a entrada dos negros.

Lançada nessa quinta-feira, 17 de agosto, na Casa de Cultura, a revistinha visa despertar o interesse da população para a preservação do patrimônio material e imaterial da cidade, divulgando a história de Paracatu de maneira simples e com uma linguagem accessível a todos.

Na primeira edição, lançada em 2015, a Turma do Ourinho trouxe a história de Paracatu contada desde sua fundação. No próximo mês será lançada dentro da Mostra dos Quintais & Quitandas, marcada para os dias 7, 8 e 9 de setembro, a edição que aborda as quitandas paracatuenses e toda sua culinária. Outra revistinha, ainda sem data para lançamento, será sobre o futebol na cidade, principal fonte de lazer dos jovens na primeira metade do século 20.

“O objetivo é fazer com que cada vez mais as pessoas, tanto da cidade, quanto de fora, sejam elas crianças, adolescentes, jovens ou adultos, tenham conhecimento sobre as histórias de Paracatu”, explica o secretário municipal de cultura e turismo, Isac Arruda.

A Turma do Ourinho é um projeto realizado entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação. A publicação tem como responsável a historiadora Terezinha de Jesus Santana Guimarães. O projeto gráfico foi elaborado pela produtora Dream Up Filmes, com ilustração de Ricardo Giouji Abe.

O gibi será distribuído em escolas e pontos turísticos da cidade. Mais informações na Secretaria de Cultura e Turismo pelos telefones (38) 3672-1126 e (38) 3671-1229.
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!

Historiadora Terezinha de Jesus Santana Guimarães, caracterizada como Vó Tereza, contadora de história.