Belo Horizonte sediará o 1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue, cuja abertura ao público está prevista para o dia 1º de setembro. A programação celebra o intercâmbio cultural, turístico e gastronômico com Curaçao, país convidado para a estreia do projeto.
Com realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, o evento celebrará a criatividade, a história e o legado da cultura alimentar e gastronômica mineira por meio de diversas ações, como simpósio, encontros de negócios, feira com produtos regionais, como café, o queijo e a cachaça, além de experiências gastronômicas, jantares beneficentes e atrações culturais.
A curadoria da parte gastronômica do Caipiblue é assinada pelo chef Felipe Rameh. Com 20 anos de trajetória, ele coleciona histórias no comando de restaurantes de destaque no cenário gastronômico da capital mineira. Apresentador do programa “Coisas daqui”, da Globo, ele é especialista em tudo que se refere à rica culinária do estado. Ele compôs o evento convidando outros chefs como o talentoso Caio Soter, do restaurante Pacato, com quem dividirá o comando dos banquetes beneficentes promovidos no Palácio da Liberdade.
Esse espaço será o principal ambiente de convivência do evento. Nos Jardins do Palácio, serão concebidos espaços planejados por arquitetos e decoradores, destacando elementos da mineiridade. Chefs e restaurantes convidados prepararão pratos especiais, além de oferecer cozinhas e drinks shows com preparos que prometem encantar pelos olhos e pelo paladar. Móveis, adornos, receptivo. Todos os detalhes foram planejados para garantir uma experiência incomparável.
Fonte: Secult-MG