O Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio disponibilizou, em seu site, as fotos e o filme documentário da edição realizada em Paracatu. Aproximadamente 250 pessoas participaram das gravações entre agosto e setembro, em três praças da cidade.
O filme documentário, de aproximadamente 50 minutos de duração, é um pequeno recorte de mais de cinco dias de gravação, onde os paracatuenses contaram histórias de amor pela cidade. Uma verdadeira releitura ampla, democrática e diversa das memórias das pessoas que fazem parte do cotidiano de Paracatu.
Clique aqui e confira na íntegra o filme “Moradores | Paracatu”
O site também traz uma galeria de fotos com todos os participantes das gravações e registros da exposição no Largo do Rosário.
O filme documentário foi exibido para a população no dia 14 de outubro, na Casa Paracatu, como parte das comemorações de aniversário dos 225 anos da cidade. O Projeto também realizou uma exposição com retratos dos moradores em grande formato (12 painéis de 4m x 2 m). As imagens ficaram expostas até o dia 22 de outubro no Rosário.
A edição do Projeto Moradores em Paracatu foi viabilizada com recursos de Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultural e da Casa de Cultura de Paracatu.
O Moradores é uma produção da NITRO Histórias Visuais, de Belo Horizonte/MG. Criado em 2012, já passou por 5 estados brasileiros e 25 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 4.000 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.