Em meio ao cenário de isolamento social, o coletivo Expressarte realiza nesta quarta-feira, 24 de junho, a campanha virtual “Conheça São Domingos”, produzida de forma colaborativa entre os participantes do Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil.
O lançamento da campanha “Conheça São Domingos” será realizado como uma ação com influenciadores na cidade que terão acesso a um kit exclusivo com produtos gráficos desenvolvidos para esse evento.
O intuito da campanha é incentivar a busca e curiosidade das pessoas pela comunidade de São Domingos, mostrar a sua história e estórias, apresentar para o público a sua cultura gastronômica, que é de deixar com água na boca, e conhecer através da comunidade o surgimento da cidade de Paracatu, como tudo aconteceu até que a comunidade chegasse ao que é hoje.
Quilombo
“O Quilombo São Domingos é um lugar cheio de estórias vivas e memórias. Carrega consigo emoção, resistência, luta, alegria, tudo – além de ser o primeiro bairro da cidade. Também encanta pensar que é uma comunidade ao lado da capital federal e que as mãos quilombolas também construíram o que um monte de gente diz ser obra só dos arquitetos famosos […]” (trecho do texto “O quilombo vive”, de Kayllane Santos).
Dentro do quilombo, há tradições culinárias como um restaurante com comidas típicas, a fabricação de farinha e de rapadura feitas de modo artesanal, a fábrica de açafrão e de polpa de tamarindo, as verduras fresquinhas e cuidadas pelas próprias pessoas do quilombo, além de contar com a Produtos Ouro da Roça do São Domingos, antiga Fábrica de Biscoitos São Domingos.
Campanha
O lançamento da campanha será realizado no dia 24 de junho de forma virtual e vai se estender ao longo da semana como forma de incentivar o consumo das iguarias fabricadas pela Produtos Ouro da Roça do São Domingo. A data foi escolhida para representar e marcar uma das danças tradicionais religiosas da comunidade, a Caretagem, ritual da folia negra que homenageia São João Batista, comumente realizada entre os dias 23 e 24 de junho (Dia de São João Batista). A campanha tem também o objetivo de motivar a busca pela importância da comunidade para Paracatu, tanto por aqueles que moram na cidade quanto pelos que a visitam.
O público poderá ter acesso ao material gráfico produzido para a campanha “Conheça São Domingos” por meio das redes sociais do grupo Expressarte (facebook.com/Expressarteptu e instagram.com/expressarte_paracatu) e do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil (instagram.com/rededecultura). Além disso, em uma parceria com o aplicativo Tô no lucro, haverá a distribuição de kits pra quem fizer pedidos pela ferramenta entre os dias 24 e 28 de junho, ou enquanto durarem os estoques de kits “Conheça São Domingos”.
________________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!