Histórias de vida transformadas em literatura de cordel: esta é a proposta da exposição “Vidas em Cordel”, que leva aos visitantes uma experiência por meio de narrativas individuais apresentadas como obras literárias.
A exposição foi lançada ao público no dia 27de agosto na Biblioteca Municipal René Lepesqueur, e ficou no local até o dia 3 de setembro. Desde o dia 5 de setembro, a exposição segue em cartaz na Fundação Municipal Casa de Cultura e pode ser vista até 13 de outubro.
“Vidas em Cordel” é uma homenagem à arte de ouvir e contar histórias. A iniciativa é uma forma de valorizar o legado da cultura popular brasileira, por meio das suas narrativas individuais, como uma herança a ser transmitida e sempre reapropriada. As 19 histórias de vida cordelizadas são narrativas inspiradas nos depoimentos de moradores paracatuenses.
A iniciativa é do Museu da Pessoa, um dos primeiros museus virtuais do mundo e dedicado ao registro e difusão de histórias de vida. A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com realização do Museu da Pessoa e patrocínio da Kinross.
SERVIÇO:
Exposição “Vidas em Cordel” e Cabine interativa | Museu da Pessoa
Quando: 5 de setembro a 13 de outubro
Horários: 8h às 18h em dias úteis e das 9h às 15h em finais de semana e feriados
Onde: Fundação Municipal Casa de Cultura (Rua do Ávila, s/n, Núcleo Histórico de Paracatu)
Quanto: Gratuito