Etapa Gastronômica abre Festival Cultural de Paracatu, que anuncia Orquestra Ouro Preto e AnaVitória

Começa nesta quinta-feira, dia 1º de junho, o 10º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. A Cozinha Mineira Paracatuense marca o início do evento, com a participação de 25 restaurantes. Neste ano, a programação artística do maior encontro cultural do Noroeste de Minas acontece de 5 a 9 de julho, no Largo do Rosário. Organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura e Sebrae Minas, a edição de 2023 é patrocinada pela Kinross, via Lei de Incentivo à Cultura.

Além da etapa gastronômica, que vai até o dia 30 de junho, moradores e visitantes terão a oportunidade de curtir shows, apresentações teatrais, mostra de dança, oficinas de arte, cursos de culinária e o 18º Festival da Música Brasileira – que segue com as inscrições abertas.


Atrações

No evento de lançamento do Festival Cultural, realizado na noite de ontem, segunda-feira (29/5), na Casa de Cultura, a Kinross anunciou uma das atrações da festa. Será o concerto da Orquestra Ouro Preto, que neste ano se apresenta com a dupla pop AnaVitória, no dia 5 de julho, na avenida Olegário Maciel.

Nomes influentes da nova geração da música popular brasileira, Ana Caetano e Vitória Falcão conquistaram o público e a crítica com a delicadeza de suas vozes e composições de sucesso como “Singular”, “Trevo (Tu)”, “Amarelo, Azul e Branco”, entre outras.

Outra ação especial em 2023 será a comemoração do Dia Municipal do Pão de Queijo, em 5 de julho, com a produção e distribuição de 25 mil pães de queijo pela cidade.

A programação completa será divulgada em breve nos perfis do InstagramFacebook e também no site do Festival.


Etapa gastronômica tem recorde de participantes

Com participação recorde de 25 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, pizzarias, hamburgueiras e outros, a Cozinha Mineira Paracatuense tem a carne suína, o queijo, a rapadura e a abóbora cabotiá como ingredientes especiais da etapa gastronômica.

Como já é tradição, todas as receitas concorrentes foram elaboradas sob orientação de um chef de cozinha renomado. Neste ano, os restaurantes tiveram consultoria do chef Vinícius Curtts, membro da Associação Mineira de Gastronomia (AMIGA), da Frente da Gastronomia Mineira e da Federação Italiana de Cozinheiros (FIC Brasile).


Na categoria ‘Restaurantes’, o tour gastronômico terá a participação de onze estabelecimentos, são eles: Araguaia, Bistrô Canuto, Carlinhos do Peixe, Cervejaria Liberté, Churrascaria Bella Carne, Gramadense, Hotel Veredas, Manjericão Restaurante, Minas Tchê, Olegário e Restaurante do Caminhoneiro.

Os outros 14 empreendimentos concorrem na categoria ‘Similares’: A Confraria, Cabrocha Butiquim, Casa da Empada Caldos e Petiscos, Cupim Restaurante, El Pastel, Hamburgueria do Sheriff, Hotel das Palmeiras, Keroys Coffee, Nativu’s, Pizzaria Bella Massa, Pizzaria Canuto, Ponto do Açaí Hamburgueria e Creperia, Santo Café e Trem Bão Pão de Queijaria.

Serão avaliados os melhores pratos e os melhores atendimentos. A premiação total chega a R$ 40 mil. A votação do público será feita por meio do site https://festivalculturaldeparacatu.com.br/.

SERVIÇO:

Cozinha Mineira Paracatuense
Data: 1º a 30 de junho
Local: Restaurantes participantes

10º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu
Data: 5 a 9 de julho
Local: Largo do Rosário

Informações:
Site: https://festivalculturaldeparacatu.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/FestivalCulturalDeParacatu/
Facebook: https://www.facebook.com/FestivalCulturalDeParacatu/
________________________________________________________________________

Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!