O sucesso do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu em 2019, encerrado no último domingo (07/07), foi além dos palcos e garantiu a micro e pequenos empreendedores da cidade um bom retorno financeiro. Com o fim da 6ª edição do evento, empresários contabilizam suas vendas e destacam o crescimento da festa cultural e gastronômica. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Largo do Rosário, nos cinco dias de evento.
“O Festival é uma grande oportunidade para mostrarmos para todo o País, a culinária tradicional da região e tem o poder de fomentar a economia da cidade e divulgar nossos produtos para além das nossas fronteiras”, comenta o empreendedor do ramo de salgados Salmón Melo. Ele revela que, neste ano, o evento trouxe um aumento de 30% das vendas de empadinhas em comparação com o ano passado. “Somente no sábado, vendemos mais de 5 mil empadas”, comemora.
O sócio proprietário do Ipê Florido Parque Hotel, um dos restaurantes participantes do Tour Gastronômico 2019, Francisco Canuto de Macedo, também ficou muito satisfeito com o evento. Ele conta que tanto o restaurante, quanto o hotel, tiveram aumento no número de pratos vendidos e de hospedagens, respectivamente. “Registramos um crescimento de 30% em relação ao ano passado. A cada ano que passa o Festival cresce em movimento e melhora a sua organização. Tudo isso é muito importante para o trade turístico do município”, salienta.
A mesma avaliação positiva também é destacada pela empresária Marília Lepesqueur. Segundo ela, a movimentação no restaurante e no Hotel Veredas este ano foram melhores que em 2018. “Percebemos que houve uma melhora significativa. Tivemos um aumento de 30% no número de hóspedes e clientes do restaurante durante o período”. O crescimento nas vendas também foi percebido pelo proprietário de food truck Gabriel Portilho. Segundo ele, o faturamento em 2019 foi bem melhor que no ano passado. “O Festival é muito bom para a cidade, porque traz um público gigante para a Praça do Rosário. E mesmo a gente não estando dentro do evento, efetivamente, muitas pessoas vieram consumir os nossos produtos”.
Na avaliação do gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Alves, o Festival atingiu sua plenitude como um evento capaz de dinamizar a economia e promover o desenvolvimento econômico do município. “Temos depoimentos importantes do pessoal do empório, onde houve a maior venda de itens de artesanatos de todos as edições, e das quitandeiras, com os produtos sendo esgotados todos os dias. Da mesma forma, houve grande movimentação de hotéis, bares e restaurantes. Creio que o Festival superou as expectativas em relação à proposta que imaginávamos, quando iniciamos o processo de estruturação”, destaca.
O Sebrae Minas é um dos realizadores do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, juntamente com a Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp) e com a Prefeitura Municipal. O evento ainda conta com o apoio de vários parceiros. Para o secretário de Cultura e Turismo de Paracatu, Isac Arruda, o Festival é um projeto que inspira um futuro turístico para a cidade. Segundo ele, esse é um caminho sem volta. “É muito importante continuarmos trabalhando juntos, tanto o poder público quanto as diversas entidades envolvidas, para pensarmos nesses eventos como uma política pública de desenvolvimento local. Nós esperamos mobilizar ainda mais a sociedade paracatuense, para que, juntos, possamos traçar um futuro para Paracatu, no qual a cultura esteja em evidência, e que nós estejamos reconhecidos no cenário nacional”.
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