Familiares e amigos do multiartista paracatuense Sérgio Ulhoa se reuniram na última sexta-feira (15/2), na Casa de Cultura, para o lançamento do documentário “Sérgio Ulhõa: a dança das cores”.
A obra audiovisual apresenta a vida e o universo artístico multifacetado de Serginho, um artista que passeou, com destaque internacional, pelo mundo da dança contemporânea, da coreografia, da arte circense e das artes visuais. Em sua obra artística ele combinava arte em vídeo e dança para criar um espaço imaginário onde cores extravagantes se misturam em composições refinadas, revelando um mundo de sensações e emoções.

Nascido em Paracatu, Sérgio se mudou para Brasília aos 14 anos, onde teve inicio a sua vida artística. Na década de 1990, ele se mudou para Amsterdam, na Holanda, onde se destacou como dançarino e coreógrafo, e mais tarde como VJ, tocando na cena clube da cidade, sendo um dos precursores da atividade no mundo. Em 2012, Sérgio faleceu repentinamente, aos 51 anos.
Como forma de homenageá-lo e deixar viva sua obra, seus irmãos e sobrinhos levantaram fotos e arquivos de vídeos produzidos por ele, para elaborar o documentário. O filme de 15 minutos mescla o estilo e as criações visuais de Sérgio com depoimentos de quem conviveu e trabalhou com ele.

O documentário, que está disponível no Youtube, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, cuja proponente é Helen Ulhoa, doutora em História e irmã do artista.
O vídeo na plataforma mostra todo o evento de lançamento, e a partir do minuto 41’ é possível ver na íntegra o documentário. Assistai: https://www.youtube.com/live/uVZLdDn-AME