Desfile Cívico e Militar lota avenida nos 221 anos de Paracatu

Nesse domingo (20/10), milhares de pessoas prestigiaram –  ao longo de toda a Avenida Olegário Maciel –  o Desfile Cívico e Militar em homenagem ao 221º aniversário de Paracatu. A apresentação foi organizada pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Governo, com apoio de outras pastas municipais e, também, de diversos órgãos , entidades e empresas.

Era nítida a alegria e o entusiasmo dos cidadãos que se juntaram às autoridades para assistir a passagem de alas que contaram a história da cidade e chamaram a atenção para temas atuais, como a preservação da cultura e a luta contra o racismo.

A Banda Lira Paracatuense abriu o desfile com a execução do Hino a Paracatu. Em seguida, militares da 3a Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, com sede em Cristalina (GO), mostraram formação e equipamentos. Presente no evento, o chefe do Estado-Maior da 3ª Brigada de Infantaria, Cel Ex.  Breviliere cumprimentou o prefeito Olavo Condé e  parabenizou a Prefeitura de Paracatu pela programação especial preparada para comemorar o aniversário da cidade.

Antes dos desfiles das escolas das redes municipal, estadual e particular, também passaram pela Olegário Maciel, reservistas do 43º BITZ, a Guarda Mirim de Paracatu e militares das polícias Militar, Rodoviária Estadual, Florestal, Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros.

Escolas
Com pesquisa dos historiadores Alexandre de Oliveira Gama e Kassius Kennedy Clemente Batista, sob a coordenação-geral de Maristela Botelho Neiva, da Secretaria Municipal de Educação, o desfile das escolas, este ano, teve como tema “Paracatu 221 Anos –  Valorizando suas raízes”.

Escolas chegaram a levar turma de mais de 130 alunos para desfilar em alas. O enredo demonstrou não só a história dos 221 anos de Paracatu, mas também, aquela que se desenrolou e que tornou possível o surgimento da cidade e seu pouco, nesses poucos mais de dois séculos.

As apresentações remontaram à terra dos ancestrais dos paracatuenses. Figurino, carros alegóricos, músicas atravessaram o Atlântico em direção ao contingente africano, para conhecer a região governada por príncipes e princesas, de onde vieram muitos daqueles que contribuíram para esses 221 anos se tornassem possível.

A contribuição dos povos negros, indígenas, o povo quilombola, as tradições que mais se destacaram é uma mostra do que Paracatu é hoje: cidade que valoriza a educação e cultura: Tudo passou pela Avenida Olegário Maciel, por meio de algum grupo.

Projetos comunitários
Na última parte do desfile, uma demonstração dos projetos sociais e comunitários mais relevantes, que atendem a comunidade local, muitos deles com apoios da Prefeitura.

O Grupo Escoteiro de Paracatu, que neste ano comemora 25 anos de existência, participou do desfile com os colegas da cidade vizinha de João Pinheiro (MG).

O Programa AABB Comunidade, desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura, com a FENANN, a FBB e a agência local do Banco do Brasil também esteve presente e mostrou as oficinas que atendem 350 crianças e adolescentes em horário extra-escolar.

Projetos de educação, cultura, ecologia e cidadania da Fundação Conscienciarte, e de outras organizações, técnicas, científicas e tecnológicas, que ajudam a preparar o  jovem paracatuense para o mercado de trabalho, também ganharam evidência na avenida.

O Grupo de Muladeiros “Topeiros de Fé” fez uma cavalgada, mostrando, assim, uma das tradições rurais mais preservadas da terra.

E, ao som de dezenas de fanfarras, algumas com a participação só de mulheres, ou só de crianças, que entoaram diferentes ritmos ao desfile, os 221 anos de Paracatu foram comemorados, mais uma vez, em grande estilo.

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Paracatu
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!