CULTURAR – Encontro de Arte e Cultura de Paracatu recebe mais de cem propostas artísticas

A coordenação do CULTURAR – Encontro de Arte e Cultura de Paracatu divulgou, nesta quinta-feira (17/8), o número de propostas recebidas para a 1ª edição do evento, que será realizado de 5 a 8 de outubro, no Centro Histórico do município. Ao todo, foram registradas 113 inscrições de artistas, grupos e oficineiros de 32 cidades, de nove Estados e do Distrito Federal, sendo 35 de Paracatu. Serão selecionadas ao todo doze propostas de apresentações de música, teatro, dança, circo e folclore, além de quatro oficinas de curta duração.

Organizado pela Academia de Letras do Noroeste de Minas, o Encontro é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Kinross Paracatu e da Vale do Paracatu Bioenergia – VPA. O evento acontecerá na sede da própria ALNM e em outros espaços do centro histórico.

O CULTURAR teve 113 inscrições, sendo 56 de artistas individuais e 57 de grupos artísticos. Na categoria de apresentações de Teatro, Dança, Circo e Folclore, foram 44 propostas, a Música recebeu 24 candidaturas e as oficinas 45, sendo 14 para o tema Patrimônio Imaterial, 15 para Cultura Popular, dez para Empreendedorismo Cultural e seis para Escrita Criativa.

Conforme o edital, todas as inscrições passarão por um processo de triagem da documentação feita pela Comissão de Habilitação e averiguação do atendimento de todas as exigências. Em seguida, as propostas serão encaminhadas à Comissão de Seleção que procederá com a escolha dos trabalhos de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento. O resultado da seleção será divulgado no dia 1º de setembro e após o prazo de recursos o resultado final está previsto para 10 de setembro.

“Estamos muito contentes com essa primeira etapa do projeto. Conseguimos adesões de artistas de vários lugares do país, fortalecendo o objetivo de termos um evento com uma programação diversificada e plural”, destaca a coordenadora geral e presidente da ALNM, Daniela de Faria Prado.

Além das apresentações artísticas e oficinas, a programação terá uma exposição de livros de autores locais e uma exposição fotográfica sobre Afonso Arinos, com painéis inspirados na vida do autor e suas obras. A exposição ficará aberta durante 30 dias para visitação pública e receberá estudantes da rede pública de ensino, em dez visitas guiadas.

Outras informações podem ser obtidas pelo instagram.com/alnm_academiadeletras/ ou pelo telefone (38) 3671-1675.

SERVIÇO:
CULTURAR – Encontro de Arte e Cultura de Paracatu
Local: Sede da ALNM e em outros espaços do centro histórico
Data: De 5 a 8 de outubro 
Instagram: instagram.com/alnm_academiadeletras/
E-mail: culturarparacatu@gmail.com
Telefone: (38) 3671-1675