Cordilheira do Espinhaço: o mais novo destino turístico de Minas

NOTÍCIAS GERAIS

Considerada a única cordilheira do Brasil, a Serra do Espinhaço ganhou, em 2023, status de destino turístico oficial em Minas Gerais.

A “Cordilheira do Espinhaço” abrange cinco municípios das regiões Norte e Jequitinhonha, sendo reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco, e pretende se tornar referência nacional em ecoturismo.

A rota, com cerca de mil quilômetros de extensão, inclui duas unidades de conservação estaduais: os parques de Grão Mogol e Botumirim. As duas áreas de proteção contam com inúmeros atrativos e roteiros turísticos, entre cânions, lagos, cachoeiras, trilhas, mirantes e paisagens naturais.

• MAIS TURISMO: O IMPERDÍVEL CIRCUITO DAS CACHOEIRAS DO PRATA EM PARACATU

A cadeia de montanhas e vales do Espinhaço, segunda maior da América Latina, vai de Ouro Branco, região Central de Minas, até a Chapada Diamantina, na Bahia, alcançando 179 municípios nos dois estados, em uma área de transição dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

O novo destino ecoturístico é uma iniciativa do Governo de Minas com o Sebrae, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, além das prefeituras dos municípios de Grão-Mogol, Itacambira, Caçaratiba (distrito de Turmalina), Cristália e Botumirim.

Fonte: Agência Minas
Foto: Evandro Rodney
_______________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!