Cine Sesc Paracatu destaca as tensões políticas pelo mundo

Em fevereiro, o Cine Sesc apresenta, em Paracatu, quatro filmes que mostram como o cotidiano e projetos de vários sujeitos se relacionam com os tensionamentos políticos em regimes rígidos.

A criatividade, a emoção e o comprometimento com os próprios sonhos são alimentos para personagens que buscam viver com mais integridade e intensidade.

De forma mais ou menos sutil, os filmes – originários de países tão diferentes como Peru e Irã – trazem histórias de pessoas comuns, em que passado e presente se misturam, tecendo uma complexa teia na qual os personagens buscam se apaixonar, se expressar, tentando não perder de vista o seu olhar para o mundo, mas transformados em suas relações com o outro e com a própria realidade.

As exibições serão nos dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro, realizadas sempre às quintas-feiras, às 19h e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões.

Confira a programação completa:

07/02: Assim que abro meus olhos
Direção: Leyla Bouzid – França, Bélgica, Tunísia – 2015
Duração: 105min
Classificação: 16 anos

Verão de 2010 em Túnis, na Tunísia, alguns meses antes da Revolução de Jasmim. Enquanto o regime de Ben Ali cai, Farah (Baya Medhaffer), uma garota de 18 anos, se junta a uma banda de rock politizada e descobre o álcool, o amor e os protestos. Indo contra a vontade da mãe, Hayet (Ghalia Benali), que conhece os tabus do país, Farah mergulha cada vez mais nesse mundo, sem suspeitar do perigo de um regime político que a observa e se infiltra na sua privacidade. Para proteger a filha, Hayet fará o que for preciso, inclusive, reviver as feridas da sua própria juventude.

14/02: Tudo que eu amo
Direção: Jacek Borcuch – Polônia – 2009
Duração: 86min
Classificação: 16 anos

O ano é 1981, e os rumores de uma revolução na Polônia crescem como uma bola de neve. O movimento Solidariedade começa a ganhar força e o povo, insatisfeito, está cada vez mais disposto a criticar o regime comunista. O adolescente Janek (Mateusz Kosciukiewicz), filho rebelde de um policial militar, é o vocalista de uma banda de punk rock local. O jovem se apaixona por Basia (Olga Frycz), filha de um ativista político simpático ao movimento Solidariedade. Os dois se envolvem amorosamente, compartilham experiências e, é claro, discutem política. Mas Basia fica furiosa quando as autoridades militares prendem seu pai e culpa Janek pelo incidente.

21/02: A Passageira
Direção: Salvador del Solar – Peru – 2014
Duração: 109min
Classificação: 14 anos

Lima, Peru. A rotina de Magallanes (Damián Alcázar), um motorista de táxi, vira de cabeça pra baixo quando Celina (Magaly Solier), uma mulher de seu passado sombrio, entra, subitamente, em seu carro. Os dois se conheceram nos anos violentos em que Magallanes foi soldado do exército peruano. Agora, em busca de redenção, o homem vai participar de um arriscado plano para ajudar Celina a superar seus graves problemas financeiros.

28/02: Táxi Teerã
Direção: Jafar Panahi – Irã – 2015
Duração: 86min
Classificação: 10 anos

Neste falso documentário, o diretor Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. Entre os assuntos, humor e drama se misturam nas discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema.

SERVIÇO:
Cine Sesc – fevereiro
Data: 7, 14, 21 e 28 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Sesc Paracatu   (rua Euridamas Avelino de Barros, 247, Lavrado)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões
Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100
_________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!