Em maio, o Cine Sesc Paracatu te desafia a manter os olhos abertos. A mostra Terror Giallo Italiano faz um recorte significativo desse gênero literário e cinematográfico italiano que mescla suspense e romance policial, e que teve seu auge entre as décadas de 1960 e 1980.
Quatro filmes prometem fazer o público prender a respiração: No quarto escuro de satã, de Sérgio Martino; Seis mulheres para o assassino, de Mário Bava; Tenebre, de Dario Argento; e Uma lagartixa em corpo de mulher, de Lucio Fulci. As exibições gratuitas serão realizadas no Sesc Paracatu, aos domingos 5, 12, 19 e 26 de maio, sempre às 16h.
O terror giallo tem suas marcas, como um assassino em série (representado quase sempre por mãos em luvas de couro), um detetive que procura esse assassino, mortes chocantes – principalmente de mulheres – e exposição de corpos total ou parcialmente nus.
O gênero foi a porta de entrada de vários diretores italianos no mundo do cinema, além de inspirar outros estilos de terror, como o slasher (assassino em série que persegue adolescentes, muito popular nas décadas de 1980 e 1990) e o splatter (com foco deliberado na violência gráfica, geralmente contendo cenas de mutilações, decapitações e muito sangue).
Confira abaixo a programação completa:
05/05 – No quarto de satã
Direção: Sérgio Martino – ITA, 1972
Duração: 96 min.
Classificação: 18 anos
Baseado livremente no conto The Black Cat, de Edgar Allan Poe, o filme segue a tradição dos filmes italianos de horror dos anos 1970, misturando o sobre natural com assassinatos, luxúria e uma espetacular direção de fotografia barroca. A diva sueca do horror Anita Strindberg interpreta um dos seus personagens mais intensos.
12/05 – Seis mulheres para o assassino
Direção: Mario Bava – ITA, 1964
Duração: 88 min.
Classificação: 18 anos
Isabella, uma jovem modelo, é assassinada por uma misteriosa figura mascarada numa Casa de Moda, pertencente a Condessa Cristiana. Quando o namorado de Isabela se torna suspeito do assassinato, o diário da vítima, contendo informações que relacionem a jovem ao assassino, desaparece. O mascarado passa então a matar todas as modelos da casa para encontrar o diário.
19/05 – Tenebre
Direção: Dario Argento – ITA, 1982
Duração: 110 min.
Classificação: 18 anos
O escritor Peter Neal chega à cidade de Roma para promover seu último livro, Tenebre, mas descobre que alguém está usando seus romances como inspiração para cometer assassinatos. Logo, ele se vê envolvido nos crimes e passa a tentar descobrir o provável assassino.
26/05 – Uma lagartixa em corpo de mulher
Direção: Lucio Fulci – ITA, 1971
Duração: 103 min.
Classificação: 18 anos
Mulher é acusada de ter matado sua vizinha após ter sonhado com o assassinato. Giallo psicodélico e onírico do mestre Lucio Fulci, com uma grande atuação da atriz brasileira Florinda Bolkan.
SERVIÇO:
Cine Sesc – maio | Mostra Terror Giallo Italiano
Data: 5, 12, 19 e 26 de maio de 2019
Horário: domingo, às 16h
Local: Sesc Paracatu (rua Euridamas Avelino Barros, 347, Lavrado)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões
Informações sobre o evento (público): (38) 3311-3800
_________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!