Cidades arborizadas têm menos internações por doenças respiratórias, diz estudo

Um estudo conduzido por pesquisadores da PUC-Paraná mostrou que viver em cidades mais verdes pode proteger a sua saúde respiratória.

Os cientistas usaram dados do IBGE e do SUS para entender como como a infraestrutura verde urbana (IFV), incluindo praças, parques e bosques, impactam na saúde da população.

Eles checaram informações de 397 cidades do Paraná e descobriram que aquelas com maior área de vegetação tinham, em média, índices menores de internação por doenças respiratórias.

De acordo com os autores do estudo, publicado no periódico científico Sustainability, “o achado mais importante foi que a vegetação demonstrou ter efeito direto na diminuição das taxas de internação por doenças respiratórias nos municípios do estado do Paraná, Brasil. Isso sugere que a infraestrutura verde fornece serviços ecossistêmicos para a proteção da saúde respiratória”.

Paracatu entrega nova Praça Cândido Ulhoa
A Praça Cândido Ulhoa, uma das mais importantes da cidade, em pleno centro histórico, foi reconstruída pela Prefeitura e reinaugurada no dia 16 de junho de 2023.

Após quase 40 anos de sua construção, sem nenhuma reforma estruturante, a praça foi ampliada, recebeu um belo projeto paisagístico, piso novo, quadra de areia, academia, playground e área de convivência.

A expansão das áreas verdes e o cuidado com praças e parques deveriam ser prioridades de qualquer sociedade, assim como afirma o estudo citado acima, a arborização pode contribuir para melhorar a saúde e o bem-estar da população em geral. Viva Paracatu!

Fonte: UOL (Confira a reportagem na íntegra)
_______________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!