Chuva de meteoros do cometa Halley será visível em Paracatu

A madrugada de quarta para quinta-feira, entre 5 e 6 de maio, será especial. A chuva de meteoros Eta Aquáridas chegará em seu ápice. Em passagens anteriores pelo Sistema Solar, o cometa Halley deixou uma trilha de poeira e detritos. No início de maio a Terra atravessa a trilha e as pequenas rochas ao entrar na atmosfera pegam fogo e produzem um feixe de luz, espécie de estrela cadente.

Em Minas Gerais, são esperados cerca de 40 meteoros por hora. O fenômeno poderá ser apreciado a partir das 2h da manhã, mas só ficará mais frequente entre 3h30 e o final da madrugada, antes do crepúsculo matutino.

Em Paracatu, os interessados pelo fenômeno terão condições perfeitas. Segundo a meteorologia, nesta madrugada o céu estará limpo, sem nuvens. A melhor estratégia para observar a chuva será acordar por volta das 3h da manhã e aproveitar os meteoros até o amanhecer. O que pode incomodar é o frio, os termômetros podem registrar temperaturas de 15º C.

Procure um quintal, jardim, varanda, ou qualquer área que lhe forneça uma boa visão do céu. De preferência um local escuro ou o mais escuro possível.

A Eta Aquáridas é a primeira das duas chuvas anuais de meteoros associadas ao Cometa Halley. A outra é a Oriónidas que acontece no mês de outubro, mas não é tão intensa quanto a Eta Aquáridas.

Fonte: Olhar Digital
Foto: Meteoro eta-aquarídeo registrado em 2014 em Albion, EUA. Créditos: Mike Taylor

______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!