Lideranças políticas e empresariais, imprensa e cafeicultores de Patrocínio, no Alto Paranaíba, se reuniram, nesta terça-feira (31/10), para o lançamento da Rota do Café Cerrado Mineiro. O evento ocorreu na Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), com a apresentação do vídeo sobre o roteiro, e entrega das placas de identificação das propriedades.
A projeto é uma iniciativa do Sebrae Minas, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Associação Comercial e Industrial de Patrocínio/Câmara de Dirigentes Lojistas (Acip/CDL), Secretarias Municipal e de Estado de Cultura e Turismo.
A Rota tem o objetivo de estimular o turismo de experiência na primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil. Um receptivo irá organizar as visitas, a princípio, em quatro propriedades que integram o grupo piloto. São perfis diferentes de fazendas que podem ser escolhidas de acordo com a demanda dos turistas, que terão a vivência na produção de cafés de excelência, experiências gastronômicas harmonizadas com a bebida, com traços da cultura e mineiridade reconhecidas internacionalmente.
“É motivo de orgulho ter o café como um aliado no desenvolvimento do turismo de experiência da região”, afirmou o presidente da Expocaccer, Fernando Beloni, anfitrião do evento. Para garantir a melhor experiência, também, no comércio local, o Sebrae Minas promoveu diversas capacitações envolvendo o trade turístico, como rede hoteleira, bares e restaurantes. O intuito foi preparar toda a cadeia produtiva para receber os turistas. “Essa ação mobilizou a classe empresarial. Entendemos que, quando o consumidor conhece a produção, entende o valor agregado ao produto, e tem mais interesse em conhecer outros setores que trabalham com a bebida, como cafeterias e empórios”, afirma o presidente da CDL, Thiago Almeida.
Lançamento nacional
A Rota do Café Cerrado Mineiro será lançada, nacionalmente, durante o Festuris, o maior evento do país para promoção de destinos turísticos, marcado para os dias 9 e 10 de novembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. “A cidade de Patrocínio será a estrela na promoção das rotas turísticas de Minas Gerais em turismo de experiência neste grande evento. Uma região que é referência na produção de cafés especiais com inovação e práticas sustentáveis, passa a despontar, também, com experiências enriquecedoras para os turistas, e benefícios duradouros para o território. Aqui, o turista vai entender que ao saborear o café, há uma governança estruturada e com responsabilidade nas práticas de ESG”, destaca a gerente do Sebrae Minas na regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves.
Ele reforçou, ainda, que o engajamento de todos os parceiros, e a contratação de uma profissional especializada em turismo, que prestou toda a consultoria necessária aos envolvidos no projeto, transmitiu a devida segurança para os produtores abrirem suas fazendas ao turismo de experiência.
O Rota do Café Cerrado Mineiro também tem o propósito de conectar o modo de produção do produto da bebida de qualidade com o consumidor final. “O turista vai conhecer, além da produção, história do café, das fazendas e dos produtores. É um projeto piloto que vai estimular a participação de novas propriedades e, com certeza, agregar valor para todos os envolvidos”, ressalta o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro.
Cerrado Mineiro
Produzido em 55 municípios das regiões do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste Mineiro, o café do Cerrado corresponde por 12,7% da safra anual do país. Em Minas Gerais, o café representa 25,4% de todo o estado, com uma produção média de seis milhões de sacas por ano. Ele se caracteriza por ser cultivado em um território singular, com perfeita definição das estações climáticas – verão quente e úmido e inverno ameno e seco. Os cafeeiros são cultivados em áreas com altitude que variam entre 800 e 1,3 mil metros, o que resulta em cafés com identidade única e de alta qualidade.
Fonte: Sebrae Minas/Prefácio