A Casa Kinross, que abriga um rico acervo sobre o município de Paracatu, está de portas abertas para receber visitantes e moradores da cidade. O espaço foi criado em 2017 com o objetivo de valorizar a cultura local, promover a convivência entre paracatuenses e o diálogo com a comunidade, além de incentivar o conhecimento e contribuir para a preservação da memória do município. A Casa esteve fechada durante a pandemia, seguindo as medidas de segurança de saúde pública.
Com a reabertura, desde abril, mais de 700 visitantes já conferiram a exposição permanente, que conta a história da cidade desde os tempos do Brasil colonial. A mostra destaca marcos históricos importantes, como o ciclo do ouro, a passagem dos bandeirantes pela região, a presença indígena e da mão de obra escravizada, a vocação agropecuária e outros acontecimentos marcantes em mais de 200 anos de história.
O acervo da Casa Kinross, desenvolvido em parceria com o Museu da Pessoa, hoje é referência na cidade. Um dos pontos altos é a memória oral de episódios que ajudam a desvendar o modo de vida de Paracatu, registrada por meio de histórias e testemunhos que fazem parte da construção da memória coletiva e da identidade do município. Dois dos andares da casa são voltados para a convivência com a comunidade em espaços como a sala de exposição, a sala de audiovisual e a sala de convivência.
Lorena Oliveira, 23 anos, moradora da comunidade São Domingos, frequenta a Casa Kinross desde a sua inauguração. Ela diz que o espaço desperta nela um orgulho de pertencer a uma cidade importante de Minas Gerais, que é berço de sua ancestralidade.
A diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, idealizadora da iniciativa, destaca a importância do espaço para a valorização da história e da cultura local, bem como para a promoção da educação patrimonial na região. “A Casa Kinross, viabilizada pelo programa Integrar, também apoia e abriga muitas ações importantes nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda”.
A Casa Kinross fica na Rua Rio Grande do Sul, 700, próxima ao centro histórico. As visitas acontecem em grupos e devem ser agendadas previamente pelo email casa.kinross@kinross.com.
________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!