A Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Ação Social de Paracatu (SEDAS), com o apoio do Programa Integrar Contra a Covid-19 da Kinross, lançou no dia 30 de julho, a campanha: Rede Solidária – Faça Parte. O lançamento foi realizado por meio de um webinar conduzido pela SEDAS e pela Kinross, tendo recebido a participação de representantes da sociedade civil organizada e da iniciativa privada que promovem ações sociais no município.
O objetivo da campanha é promover a adesão de instituições, iniciativas de assistência social e responsáveis por campanhas de doação ao sistema de dados da SEDAS, que reúne, além de dados sobre doações, informações sobre o perfil das famílias em vulnerabilidade social em Paracatu.
A ideia é que, a partir desta adesão, as ações de assistência social que já são desenvolvidas na cidade pela sociedade civil organizada e pela iniciativa privada possam ser impulsionadas, contribuindo para a segurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia causada pela Covid-19.
Junto da campanha, também foi lançado o selo “Rede Solidária: eu faço parte”, que será oferecido às iniciativas e empresas/instituições que fizerem a adesão. O selo permitirá à comunidade de Paracatu identificar quais empresas e instituições estão atuando de maneira articulada e comprometida com ações de assistência social no município.
Sobre o sistema de dados Rede Solidária
O sistema Rede Solidária, antigo “Caridade Organizada”, é uma ferramenta online ligada à base de dados do SUAS – Sistema Único da Assistência Social – que permite aos seus usuários terem acesso às informações integradas e qualificadas sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social, pobreza e extrema pobreza que vivem no município de Paracatu, abrangendo tanto a zona urbana quanto a zona rural. O sistema também permite identificar as demandas e o tipo de doações disponíveis, possibilitando a integração e articulação entre as diversas inciativas de ação social, os fluxos de doações e a entrega às famílias que mais necessitam.
Uma das vantagens de aderir à campanha Rede Solidária é poder obter informações qualificadas sobre o quadro de vulnerabilidade de Paracatu e evitar, por exemplo, que uma mesma família receba doações em duplicidade, enquanto outras famílias, que também precisam, sigam desassistidas. Também será possível evitar que doações acabem chegando a famílias que não estejam em situação real de vulnerabilidade.
Sobre o processo de adesão
A adesão à campanha, tanto para o fornecimento quanto para solicitação de informações, é feita de maneira bem simples: basta preencher o formulário disponível neste link () com as informações da ação social realizada, seja ela por pessoa física, entidade ou empresa. Mais informações e esclarecimentos poderão ser obtidos por meio do endereço acaosocial@paracatu.mg.gov.br ou telefones (38) 3679-0300 e (38) 98826-5857.
Depois da adesão, os contatos ficarão registrados para envio de informações atualizadas sobre as doações no município.
Fonte: ideia Comunicação
________________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!