Cerca de 50 artesãos estão sendo beneficiados com o projeto ‘Feito Em Paracatu’, que inclui a criação de uma loja virtual (www.feitoemparacatu.com.br) para comercialização do artesanato produzido na cidade. A ação visa digitalizar a venda de artesanatos, aumentar o alcance dos produtos e voltar a movimentar a economia do setor cultural do município.
A analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende esclarece que o projeto, realizado pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura de Paracatu, surgiu de uma demanda das associações de artesãos do município. “Auxiliamos na idealização e formatação do projeto. A gestão da loja será feita por duas pessoas indicadas pelas associações”, pontua.
A identidade visual da plataforma foi especialmente desenvolvida pelo Sebrae Minas, com o objetivo de destacar os produtos locais. A expectativa é que a iniciativa fortaleça o segmento e amplie o faturamento dos artesãos.
O projeto se destina a trabalhadores que possuem carteira do artesão e que hoje vendem seus produtos na loja da Fundação Casa de Cultura, no Projeto Borboleta e na Casa do Artesão. Por meio de consultorias em mídias digitais, oferecidas pelo Sebrae Minas, os artesãos estão sendo capacitados para administração e venda conjunta pelo portal.
“A consultoria ajudou os artesãos a entenderem melhor a utilização de ferramentas como Facebook, e-mail marketing, banner virtual e Instagram para destacarem e divulgarem seus produtos no ambiente on-line e, consequentemente, atingirem mais pessoas”, explica Patrícia.
O artesanato feito em Paracatu se destaca pela criatividade dos bordados, pinturas, crochê e tecelagem produzidos, principalmente, por mulheres. Em 2020, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19) houve queda nas vendas. Com o novo canal digital a expectativa é que a comercialização dos produtos artesanais aumente.
Fonte: Sebrae/Prefácio Comunicação
________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!