Paracatu recebeu na noite desta quinta-feira (22/11) a visita da jornalista, executiva e ex-consulesa da França, Alexandra Loras, uma das vozes mais ativas da atualidade na luta contra a desigualdade racial no Brasil e no mundo. A francesa veio a Paracatu participar de uma palestra voltada para a imprensa promovida pela Kinross.
Morando no Brasil desde 2012, Alexandra desenvolve um trabalho de conscientização sobre diversidade de gênero e de raça e vem inspirando mulheres e homens em todo o mundo na luta pelo resgate da autoestima e da aceitação. Casada com o cônsul-geral da França, Damien Loras, a consulesa compartilhou sua experiência de como é ser negra no Brasil, na Europa e na África.
Através de um discurso provocador, Alexandra Loras busca em suas palestras quebrar os clichês do preconceito, da estigmatização do afrodescendente e da narrativa imposta há séculos por uma elite branca e dominadora.
“O que eu gosto no Brasil é sentir que existe uma possibilidade de melhora dentro da sua própria cultura. Creio que existe entre os brasileiros uma escuta maior sobre essas questões. A gente consegue chamar a atenção das pessoas pela empatia e pela compaixão sobre o que é sentir ser negro em 2018. A dor pela qual o negro passa e a narrativa de inferiorização que acontece há séculos, precisa de um marco para romper com essa lógica. E esse processo de mudança passa em aceitar que o racismo institucional de fato existe na sociedade”, destacou.
________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!