Academia de Letras do Noroeste empossa novos membros

A Academia de Letras do Noroeste de Minas têm a missão de preservar e difundir a memória cultural de Paracatu e região.

A Academia de Letras do Noroeste de Minas realizou na noite desta segunda-feira (13), a diplomação de nove novos membros. A instituição fundada em 1996, agora passa a contar com 40 acadêmicos, que têm a missão de preservar e difundir a memória cultural de Paracatu e região.

Entre os escolhidos estão escritores, poetas, educadores e pesquisadores que de alguma forma contribuem para a educação e a diversidade cultural do município. Os novos acadêmicos são Armando Carneiro de Mendonça, Benedita dos Reis Soares Costa, Branca Botelho Borges, Helen Ulhoa Pimentel, Jusmar Certo Roquete, Márcio José dos Santos, Marcos Spagnuolo Souza, Palmo Bianchi Neto e Maria Tereza Oliveira Melo Cambrônio.

Para Palmo Bianchi Neto, professor de história e autor do livro de poesias ‘Há mar em Minas’, é uma grande responsabilidade poder fazer parte da instituição. “Participar de um grupo seleto como esse é de envaidecer a gente. No entanto, creio que temos mais trabalhos a fazer do que louros a colher. Foi uma forma de renovar a Academia, com novos confrades e confreiras, para que possamos desenvolver o trabalho na sua origem, que é espalhar e plantar cultura”. Palmo passa a ocupar a cadeira de número 38, cujo patrono é Cecílio José Carneiro.

Para Helen Ulhoa Pimentel, autora de guias do Arquivo Público Municipal e de vários artigos e livros como ‘Casamento e Sexualidade – a construção das diferenças’, ser convidada para Academia de Letras é uma grande honraria. Para ela, que passa a ocupar a cadeira de número 17, cujo patrono é Dr. Joaquim Brochado, valorizar toda a tradição cultural de Paracatu, não só a letrada, é um grande desafio.

“Entro na Academia com a perspectiva de trabalhar pela cultura e pela valorização do que é o ser paracatuense. A nossa tradição cultural não é feita apenas das grandes letras, mas também construída por muita gente que não é letrada. Creio que um dos grandes desafios da Academia de Letras é fortalecer e valorizar essa outra cultura, para que todo esse rico patrimônio imaterial de nossa cidade seja perpetuado e valorizado”.

A Academia de Letras do Noroeste de Minas está localizada à Rua do Ávila, 84, no centro histórico de Paracatu-MG. Telefone: (38) 3671-1675.
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!