Para celebrar os 70 anos da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, completados em 2024, foi realizada nesta quinta-feira (07/08), no Cine Humberto Mauro, a estreia do documentário “Biblioteca Pública de MG – 70 MAIS!”. O filme revisita essa trajetória dedicada à cultura, à educação e à democratização do acesso aos livros e ao conhecimento.
Criada em 1954, no governo de Juscelino Kubitschek, a instituição é referência para os sistemas de leitura nos 853 municípios mineiros. Todo esse legado é ressaltado no documentário por meio de depoimentos de frequentadores e servidores da casa. Projetada por Oscar Niemeyer, a sede da Biblioteca está localizada na Praça da Liberdade e integra o Circuito Liberdade, ao lado do Anexo Professor Francisco Iglesias, na Rua da Bahia.
Com um acervo que ultrapassa 500 mil itens, a Biblioteca vai além da guarda e preservação de obras: é um espaço vivo de cultura, informação e cidadania. O documentário percorre seus diversos setores, como empréstimo, referência, braile, obras raras e a Biblioteca Infantojuvenil (Biju), e valoriza seus espaços culturais: o teatro, as galerias e o Teatro de Arena. A produção também evidencia projetos de incentivo à leitura e inclusão, como o Carro-Biblioteca e a Caixa-Estante.
O filme reforça o papel da Biblioteca como um centro cultural aberto ao público e lugar onde a história é preservada enquanto se desenvolve novas ideias e projetos para o futuro.