Chef Eduardo Avelar destaca potencial gastronômico de Paracatu

Cozinheiro ressalta a diversidade do município e exalta as qualidades da Castanha de Baru.


O renomado chef de cozinha Eduardo Avelar foi um dos grandes destaques do 3º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu.

O chef, que é uma das principais referências da culinária mineira contemporânea, participou da capacitação dos cozinheiros dos restaurantes concorrentes do festival e também ministrou oficinas durante o evento.

Para Eduardo Avelar, Paracatu tem grande potencial para se tornar um importante polo gastronômico do país. “Além da diversidade cultural, Paracatu está em um bioma maravilhoso que é o cerrado, a savana mais rica do planeta, possui três rios com muitos peixes, uma infinidade de frutos do cerrado, e muitas coisas ainda por explorar”.

O chef ressaltou que é fundamental os moradores valorizarem os ingredientes locais e fazerem disso, uma oportunidade para atrair turistas para a cidade. “Temos que enxergar a cozinha que está no nosso quintal de forma mais contemporânea. Ousar mais nos pratos, usar coisas novas, trabalhar técnicas modernas, mas mantendo sempre a essência da cozinha de casa, a cozinha de história, a cozinha da infância”.

Segundo ele, esse é um trabalho que está sendo feito no mundo inteiro para a valorização das comunidades, e só a partir daí, teremos uma receita de sucesso para o desenvolvimento sustentável do turismo gastronômico.

O principal exemplo disso é a Castanha de Baru, semente rica em proteínas, minerais e fibras, muito abundante em Paracatu. “Está todo mundo querendo utilizar o Baru, fruto que está sobrando em nossos quintais. Ele tem mais propriedades nutricionais do que a castanha do Pará e está sendo mostrado para fora de Minas e para fora do Brasil, como uma tendência da nossa gastronomia” revelou.

Que os ensinamentos do chef Eduardo Avelar possam contribuir para a valorização da culinária local e para o desenvolvimento da gastronomia na região.
____________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!

Post Recentes
Mais Vistos